Porque Calvino foi expulso de Genebra?

Perguntado por: mferreiras . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Ainda em 1534, Calvino assumiu publicamente sua conversão ao protestantismo. Entretanto, na França, não havia tolerância religiosa, e, temendo ser perseguido, ele decidiu fugir para Genebra, na Suíça, em 1536. Na Suíça, a existência da tolerância religiosa permitiu que Calvino pudesse praticar suas ideias livremente.

Os luteranos acreditam que as pessoas alcançam o caminho da salvação mediante a fé e o seu comportamento voltado para boas ações. Por sua parte, os calvinistas pregam a Doutrina da Predestinação, o que significa que caminho de cada pessoa já está traçado por Deus.

Com o apoio das autoridades civis, Calvino usou de sua liberdade de ação para reestruturar a igreja agora desvencilhada das amarras de Roma, promover a pregação do Evangelho exclusivamente segundo os ensinos da Bíblia, estabelecer novas diretrizes litúrgicas e sacramentais (só dois sacramentos: batismo e Santa Ceia) e ...

O ponto central do pensamento religioso de João Calvino é a predestinação. O calvinista acredita que, desde a criação do mundo, Deus estabeleceu quais indivíduos seriam salvos e quais seriam condenados.

Para o arminianismo, um homem pode deixar de ser salvo caso peque e não se arrependa e não persista nas boas obras. Já o calvinismo entende que, já que todo processo de salvação é uma ação divina, uma pessoa não pode fazer nada para ser salva ou deixar de ser.

Em 1862 ele fundou a Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ainda em 1534, Calvino assumiu publicamente sua conversão ao protestantismo. Entretanto, na França, não havia tolerância religiosa, e, temendo ser perseguido, ele decidiu fugir para Genebra, na Suíça, em 1536. Na Suíça, a existência da tolerância religiosa permitiu que Calvino pudesse praticar suas ideias livremente.

A Reforma Protestante Suíça foi introduzida por Ulrich Zwingli, que ganhou o apoio da cidade de Zurique em 1520. Isso levou a mudanças profundas na vida cotidiana e administrativa de Zurique e se espalhou por vários outros cantões da antiga Confederação Helvética.

Os calvinistas defendem a predestinação, ou seja, a crença de que a salvação já está determinada por Deus, e valorizam o lucro oriundo do trabalho, isso fez com que a burguesia abraçasse a nova fé.

Há aspectos semelhantes entre as ideias de Martinho Lutero e João Calvino: ambos são contrários ao direito concebido à maneira de Aristóteles e da Igreja Católica, porém, de modo mais completo e acadêmico.

Essa reforma foi motivada pela insatisfação de Lutero com as práticas e alguns princípios teológicos praticados pela Igreja, sendo um de muitos movimentos do tipo que aconteciam na Europa desde a Idade Média.

Calvino e Serveto romperam esse relacionamento epistolar em 1547. O tribunal de Vienne condenou Serveto no dia 17 de junho de 1553, logo após ele ter publicado “ Christianismi restitutio”.

Na teoria da Predestinação Absoluta, Calvino afirmava que Deus, desde sempre, já sabia quem eram as pessoas que seriam salvas por eles, assim como as que não seriam. Portanto, para o calvinismo, Deus é o soberano de todas as coisas e nada acontece se não for conforme a sua vontade.

Resposta verificada por especialistas
Os burgueses apoiaram o calvinismo porque o pensamento religioso do calvinismo era benéfico para a lógica burguesa e capitalista de mundo, pois a busca pela riqueza não era coibida como no catolicismo.

Na França, os calvinistas ficaram conhecidos como huguenotes; Na Inglaterra, como puritanos; E, na Escócia, como presbiterianos.

Para João Calvino, a predestinação trazida na Bíblia dizia respeito ao fato de que Deus desejaria a salvação eterna para alguns, mas a condenação para outros. O calvinismo prega a predestinação absoluta, sendo muitas vezes incompreensível pelos mortais, dado o caráter onipresente e onisciente de Deus.

Significado de Arminianismo
substantivo masculino Doutrina de Armínio, teólogo protestante holandês que negava a predestinação. Etimologia (origem da palavra arminianismo). Arminiano + ismo.

Predestinação tem como escopo a responsabilidade do cristão no Reino de Deus. E por último, o terceiro capítulo, que tem como conteúdo o significado do Livre Arbítrio e seus poderes para as dimensões de uma cristandade livre e responsável.

Segundo o biógrafo Courvoisier, Estrasburgo foi a cidade onde Calvino tornou-se verdadeiramente Calvino.