Porque cai cabelo quando para de tomar anticoncepcional?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

"Pode ocorrer uma queda de cabelo 3 meses após interrupção do anticoncepcional, pois, durante o seu uso, o estrógeno atuava prolongando a fase de crescimento do cabelo e inibia a ação dos hormônios masculinos (que causam calvície) no cabelo.

Isso pode durar até 7 meses, durante os quais você vai experimentar a falta de crescimento nas áreas afetadas. Na maioria dos casos, o impacto visual é assim: cabelo mais fino por toda parte – a queda ocorre em todo o couro cabeludo, então você pode notar apenas um rabo de cavalo menor.

O Anticoncepcional é uma das principais causas para a queda capilar feminina, isto porque provoca uma alteração de hormonas que vai condicionar o correto ciclo de crescimento do cabelo.

vitaminas B7

As vitaminas B7 (biotina), C e D são as melhores para fazer o cabelo parar de cair. A deficiência destes três nutrientes está relacionada com o desenvolvimento da alopecia, que é uma condição caracterizada pela queda repentina e excessiva de cabelo.

Quando cabelo cai, o que fazer para reverter a situação inclui, na maior parte das vezes, o uso de um shampoo antiqueda ou tônico antiqueda. Esses produtos têm formulações com substâncias antioxidantes, como a cafeína, que ajuda a reduzir o envelhecimento celular.

De acordo com o Nacional Cancer Institute (NCI), o uso deste método pode diminuir ligeiramente o risco de câncer de endométrio e de ovário, mas seu uso a longo prazo pode aumentar ligeiramente o risco de câncer de mama, fígado e colo do útero.

Quando esse processo se inicia – o que normalmente pode levar de dois a três meses – a ovulação e a menstruação devem voltar ao normal. Porém, alguns médicos afirmam que o prazo normal para engravidar após suspender o uso do medicamento, é de até seis meses.

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

testosterona

A testosterona, hormônio masculino, é a principal causa de calvície. Estresse, amamentação, pós-cirurgias, deficiência de nutrientes, menopausa também podem provocar a queda de cabelo.

Assim, é recomendável incluir dosagens hormonais nos exames de sangue para avaliação da queda de cabelo e alopecia. Uma vez detectada alteração nesses exames, o médico mais indicado para cuidar da parte hormonal é o endocrinologista.

Os hormônios mais importantes relacionados ao cabelo são os hormônios masculinos, chamados também de androgênios, conhecidos como testosterona e deidroepiandrosterona, entre outros. Os hormônios da tireoide, quando baixos ou altos, também interferem na saúde do cabelo e no ciclo capilar.

A mudança de um método para outro também possui grande influência, já que cada contraceptivo possui a sua dose de hormônio: "nessa fase de alteração hormonal, que dura cerca de três a seis meses, é muito comum sentir a pele mais oleosa, queda de cabelo e surgimento de acne.

Tomar anticoncepcional faz o cabelo crescer? Tomar anticoncepcional não fará o cabelo crescer mais rápido, nem estimular crescimento algum. O dermatologista é categórico ao esclarecer isso: “Não há fundamento nenhum nisso. É um desperdício de anticoncepcional”.

Alguns dos tratamentos mais utilizados para queda de cabelo em mulheres são os produtos tópicos. Eles podem ser shampoos ou tônicos antiqueda. Os shampoos antiqueda criam um ambiente saudável para o crescimento do cabelo.

A Babosa é um ótimo tratamento para cabelos ressecados ou para quem deseja uma hidratação profunda. A babosa no cabelo ajuda no controle da oleosidade, além de estimular o crescimento saudável dos fios.

O que é: o suplemento Imecap Hair Max é conhecido por ter uma poderosa ação no tratamento da queda capilar. Essa vitamina para queda de cabelo, vale dizer, é livre de glúten, de lactose e também tem 0 calorias – o que pode ser um atrativo para quem tem uma dieta mais restrita.