Porque cafezinho não tem acento?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O professor Pasquale explica que o acento está errado. Isso porque no diminutivo a sílaba tônica deixa de ser 'fé' e passa a ser 'zi'. O acento existe em 'café', palavra oxítona terminada em 'e'.

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.

A grande maioria das paroxítonas não leva acento. Precisam de acento as que tem certas terminações que sem acento tornariam a palavra oxítona; e aquelas cujo i ou u tónico é precedido de outra vogal com a qual não forma ditongo (como gaúcho). Heroico não leva acento porque não está em nenhuma destas situações.

A forma correta é cafezinho.
As palavras terminadas em -inho nunca têm acento gráfico. Isto acontece porque são palavras graves e, em geral, estas não levam acento gráfico.

substantivo masculino [Brasil] Café servido em xícara pequena; café pequeno.

Exemplos: es-ta-nho, ca-ri-nho, ga-nho, es-tra-nho, ni-nho.

Graficamente, acentuam-se os monossílabos terminados em: -a(s): chá, pá... Entretanto, os monossílabos tu, noz, vez, par, quis, etc., não são acentuados.

- PROPAROXÍTONAS – a antepenúltima sílaba é a mais forte. Exs.: ônibus, helicóptero, tráfego, política.

Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.

O certo é CAJU. As palavras oxítonas terminadas em “u” não têm acento agudo. A regra das palavras oxítonas ( =sílaba tônica na última sílaba) manda acentuar graficamente só as terminadas em “a”, “e” e “o “, seguidas ou não de “s”: A(s): sofá, sabiá, atrás, aliás...

Regra para escrita sem acento:
Não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em: r, l, z, x, i(s), u(s), im(ns), um(ns), om(ns). São naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica.

Lembre-se disso para guardar que jiboia também não tem acento! Brincadeiras à parte, a regra de como se escreve jiboia segue a premissa de que os ditongos abertos éu, ói, éi em palavras paroxítonas perderam o acento gráfico com a nova ortografia.

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.

6 - Por que a palavra saci não é acentuada e a palavra saí é acentuada se ambas são oxítonas terminadas com a mesma vogal? A explicação é a mesma das oxítonas terminadas em u. Não são acentuadas: abacaxi, adquiri-los, Anhembi, barris, cumpri-las, Parati, etc.

O sufixo “-inho” deve ser usado para as palavras terminadas por “s” ou “z” (lápis-lapisinho, cruz-cruzinha, rapaz-rapazinho). vogal tônica, nasal ou ditongo (café-cafezinho, siri-sirizinho, irmã-irmãzinha, bem-benzinho, álbum-albunzinho, mão-mãozinha, pônei-poneizinho, chapéu- chapeuzinho).

As palavras formadas com o sufixo -zinho nunca são acentuadas graficamente. Vale a pena decorar esta regra! O vocábulo cafezinho é formado a partir de café, sendo o seu diminutivo.

Café, bica ou cimbalino.

cafezinho {masculino}
black coffee {subst.} morning coffee {subst.} coffee {subst.}

A nutricionista Sousa explica que o café deve ser consumido em até 30 minutos após o preparo. “Após 30 minutos, o café fresco pode começar a ter um sabor ruim. Isso ocorre porque inicia-se o processo de oxidação do café, gerando a degradação das substâncias da bebida, alterando com isso o paladar e o aroma” diz Sousa.

Café coado ou cafezinho
Ele deve ser servido bem quente e em uma xícara de tamanho comum e contemplar quase todo o recipiente. Uma boa ideia na hora de prepará-lo é aquecer bastante a água, desligar o fogo e esperar um minuto para preparar o café para que a água fervente não 'queime' as propriedades do pó.