Porque café não e chá?

Perguntado por: ilopes6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Conta que o café é uma bebida preparada a partir dos grãos torrados e moídos do cafeeiro, por infusão em água quente. “Geralmente é servido quente, mas também pode ser consumido ou até extraído gelado”, lembra. Já o chá é o nome de uma planta, a Camellia sinensis.

“Estudos já demonstraram que o café é capaz de proteger a saúde do coração e prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson”, apontou a médica Cíntia Cercato, endocrinologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Apesar da cafeína ser a mais eficaz, um estudo da Universidade Northumbria, na Inglaterra, comprovou que se tomarmos chá e café juntos, o efeito alerta é potencializado.

Conta que o café é uma bebida preparada a partir dos grãos torrados e moídos do cafeeiro, por infusão em água quente. “Geralmente é servido quente, mas também pode ser consumido ou até extraído gelado”, lembra. Já o chá é o nome de uma planta, a Camellia sinensis.

Chá camomila – ela não nega a fama e realmente é uma aliada do sono, pois acalma e reduz a ansiedade. Também tem propriedades que ajudam na digestão. Por não possuir cafeína é a mais indicada para o período noturno; Chá mate – ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar a quantidade de colesterol bom (HDL).

Quais são as principais opções de chá sem cafeína?

  • Chá de camomila. A camomila, assim como as demais ervas das quais falaremos abaixo, na verdade são infusões (também conhecidas como tisanas), ainda que todos chamem de chá. ...
  • Chá sem cafeína: erva-doce. ...
  • Chá de capim-limão. ...
  • Chá sem cafeína: maçã ...
  • Quais chás têm cafeína?

A erva-mate consumida na forma de chimarrão tem uma concentração de cafeína entre 1,0% e 2,5 %, ou seja, maior que a concentração de cafeína do próprio café.

5 bebidas que possuem cafeína

  • Chá-verde. Comecemos falando do chá-verde, sim, o chá-verde contém cafeína, mas em menor quantidade do que o café, mas em relação a trazer energia, uma xícara de chá-verde pela manhã ou após alguma refeição, fará o trabalho dele. ...
  • Chá-preto. ...
  • Chá-mate. ...
  • Guaraná

A cafeína estimula o sistema nervoso, que envia sinais para as células de gordura, fazendo com que elas se quebrem, o que torna o café uma bebida que, de fato, emagrece. Esse efeito é obtido com o aumento dos níveis sanguíneos do hormônio epinefrina.

A cafeína, substância estimulante presente no café, pode causar transtornos de ansiedade ou exacerbar os sintomas de ansiedade preexistentes, principalmente quando ingerida em grandes quantidades. O café é muito estimulante para o sistema nervoso, enfatiza a ansiedade e consequentemente o stress.

Café para emagrecer: Conheça esse e outros benefícios
Outra vantagem do grão é o seu poder termogênico. Ou seja, ele consegue acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico. Isso ajuda na queima de gordura corporal e no processo de emagrecimento.

Blog Nutrição

  • Do café da manhã ao lanche da tarde, descubra as melhores alternativas ao cafezinho.
  • Cereais integrais. ...
  • Chá Verde. ...
  • Suco de Grama do Trigo (wheatgrass) ...
  • Levedura Nutricional (Nutritional Yeast) ...
  • Chá de Ginko Biloba. ...
  • Cacau.

Uma pesquisa publicada no British Journal of Clinical Pharmacology descobriu que chá verde, chá de camomila, ginkgo biloba, ginseng, erva-de-São-João e outras plantas com efeitos fitoterápicos podem interagir com medicamentos e causar uma série de prejuízos para a saúde.

Uma opção bastante interessante para quem busca substituir o café, é o consumo de bebidas preparadas com erva-mate. Isso pois a erva mate é rica em cafeína, porém não existem efeitos colaterais tão graves quanto os relacionados ao consumo do café.

A palavra "café" vem do árabe Kahoua ou Qahwa (o excitante) e designa: o fruto do cafeeiro; bebida preparada por infusão de água quente com café torrado e moído; lugar público onde se tome café ou outras bebidas; cor café, um marrom escuro que lembra o grão de café torrado.

Aspectos botânicos do café
O cafeeiro é uma planta da família Rubiaceae, pertencente ao gênero Coffea. Existem diferentes espécies de cafeeiro, sendo a mais importante a Coffea arabica, a qual corresponde por mais da metade da produção mundial.

Chás durante a manhã
Como de manhã é o período em que o corpo está mais lento e precisa de estímulos, os chás indicados são aqueles que proporcionam maior disposição após consumidos. Dentre eles, se destacam o chá preto, chá mate, chá verde, de casca de laranja com canela ou de canela com gengibre.

A camomila, por exemplo, é famosa por ajudar a relaxar e a acalmar a mente, mas quando consumida em grandes quantidades também faz mal à saúde. Isso porque suas propriedades podem causar sonolência, náuseas e vômitos. Chás muito digestivos, como é o caso do capim limão, também geram azia quando consumidos em excesso.

1º lugar: China
A China produz alguns dos melhores chás do mundo, como o raro, delicioso e imponente chá amarelo de Huangshan, na província de Anhui; o chá branco Bai Mu Dan de Fujian, um dos mais famosos e, em algumas regiões, um dos mais consumidos; e o chá escuro Pu-erh de Yunnan, um dos mais nobres dos dark teas.

Chá-verde

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

Mito ou Verdade: Posso tomar chá todos os dias
podem ser consumidos diariamente. Porém indicamos, que em excesso eles podem fazer mal. De acordo com especialistas, o ideal é evitar beber mais do que três xícaras por dia, é uma bebida benéfica e pode melhorar sua rotina, desempenho e estilo de vida.