Porque Cafarnaum ficou conhecida como a cidade de Jesus?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A chamada cidade de Jesus entrou para a história como o lugar em que Cristo deu seus primeiros passos no ministério da fé. O Messias teria vivido na casa de Pedro, localizada na vila de Naum, e ali operou inúmeros milagres, incluindo a cura de um paralítico e um exorcismo durante o sol poente.

“No lugar onde Jesus viveu 30 anos e no lugar onde Nossa Senhora recebeu o anúncio do anjo foram transformados em lugar de oração”, conta o Frei Bruno. Os primeiros cristãos vinham rezar e deixavam inscrições nas pedras e colunas da casa.

Cafarnaum, em Israel, é conhecida por ser a cidade de Jesus, já que foi lá que Ele teria morado por muito tempo e também teria realizado diversos milagres, como a cura de um paralítico, a cura da sogra de Pedro e também o exorcismo no pôr do sol.

Entre os milagres realizados por Jesus em Cafarnaum, podemos citar a cura do paralítico e do criado do Centurião, a cura da sogra de Pedro (na casa de Simão e André), a libertação de um homem obsediado (numa sinagoga de Cafarnaum) e de outras pessoas perturbadas por espíritos.

Cafarnaum

Cafarnaum deve ser visitada por inúmeros motivos dentre os quais: Jesus lá viveu por um tempo e pregou; a cidade foi destruída porque foi amaldiçoada; a importância, como sítio arqueológico, é indiscutível já que a cidade foi ocupada por diferentes povos; lá encontra-se, acredita-se, a casa de Pedro (ou de sua sogra); ...

Porque se em Sodoma tivessem sido realizados os milagres que em ti se realizaram, ela teria permanecido até hoje..." Cafarnaum estava sendo devorada pela luxúria, logo onde Jesus esteve e fez milagres.

Nazaré

Nazaré, Ein Karen e Belém são três locais da Galileia que estão ligados à vida de Jesus Cristo. Conheça os lugares e os testemunhos da veneração cristã que hoje ali existem. Os pais de Jesus Cristo vivam em Nazaré e foi também naquela cidade que ele foi criado.

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

O nome Cafarnaum muito provavelmente significa “aldeia de Naum”, uma variante grega do hebraico kefar nahum. Como Naum significa “compassivo”, Cafarnaum também pode significar “vila de compaixão”.

Nazaré

Jesus passou a maior parte de sua vida em uma aldeia chamada Nazaré, localizada entre as montanhas da baixa Galileia.

cidade de Cafarnaum

A ressurreição da filha de Jairo ocorreu quando Jesus desembarcou na cidade de Cafarnaum. Ele havia acabado de atravessar o mar da Galileia, vindo da região de Decápolis onde havia libertado um homem endemoninhado (Marcos 5:1-20).

Basílica do Santo Sepulcro

Basílica do Santo Sepulcro, o intrigante local onde Jesus teria sido crucificado, sepultado e ressuscitado. Localizada na Cidade Antiga de Jerusalém, a Basílica do Santo Sepulcro é, provavelmente, o local máximo de adoração do Cristianismo em todo o mundo.

Ao curar aquele paralítico, Cristo mostrou a todos que estava debaixo da autoridade e do poder de Deus. Também mostrou como todos eram filhos de Deus e dignos de inclusão social. Enquanto a sociedade e a religião excluía essas pessoas, Jesus abraçava e as tratava com dignidade.

Cafarnaum estava na região do caminho que conduzia à Assíria, ou seja, na rota principal de todo oriente, que alcança o Mediterrâneo e o Egito. Jesus morou em Cafarnaum, assim como alguns de seus discípulos (Pedro, Tiago, André e João). O Paralítico de Cafarnaum foi Baixado pelo Telhado por Quatro Amigos.

Segundo o Antigo Testamento (Génesis, 18-19), Sodoma e Gomorra, duas cidades situadas junto ao Mar Morto, sofreram o castigo divino da sua destruição pelo fogo e pelo enxofre, provavelmente durante um terramoto, pelo comportamento sexual perverso e aberrante dos seus habitantes.

Sobre sua origem, a versão mais corrente afirma que o nome do bairro (bem como de suas ruas), alude ao livro escrito por Santo Agostinho, intitulado "De Civitate Dei" (do latim, A Cidade de Deus).