Porque cabelo crespo encolhe?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

O fator encolhimento ocorre, pois os cabelos cacheados e crespos não crescem, diretamente, para baixo. Isso mesmo, na verdade esses fios acabam fazendo espirais ou ziguezagues para dar forma ao cabelo. Assim, quando lavamos o cabelo, percebemos que ele fica um pouco mais aberto, mostrando o seu real comprimento.

Pentear os cabelos antes de dormir, por exemplo, ajuda a evitar fios embolados ao acordar – mas evite escovar demais, pois o excesso pode causar queda e enfraquecimento, além de machucar o couro cabeludo. Depois de desembolar as madeixas, faça uma trança frouxa para acordar no dia seguinte com fios alinhados.

Os cabelos bem enrolados protegem melhor o couro cabeludo da radiação solar, de acordo com a nova pesquisa, e não ficam planos contra a pele quando molhados – uma vantagem em condições quentes que podem fazer os humanos suarem, como as encontradas por nossos ancestrais hominídeos na África há milhões de anos.

Use o secador perto da nuca ao secar
Como visto, o secador pode ser um ótimo aliado para acabar com o fator encolhimento do cabelo crespo. A dica é usá-lo próximo à nuca e esticar o cabelo com as mãos. Faça isso no jato frio para diminuir o frizz e o ressecamento, o que também é bom para dar mais brilho aos fios.

O secador de cabelos é um ótimo aliado para reduzir o encolhimento dos cachos e crespos. Recomendamos duas técnicas simples: após lavar os fios e secá-los com uma toalha, jogue os cabelos para frente do rosto e aplique o jato de ar quente apenas na raiz dos cabelos.

A estrutura do cabelo crespo contribui para essa ilusão da falta de crescimento a partir da raiz, que tem os folículos paralelos, ovais e achatados, e que faz o fio nascer fino e torcido e em formato diferente: "diferente dos lisos, o crespo nasce para cima e forma enroladinhos que, quando puxados, dão o verdadeiro ...

Tratamentos químicos
Mas muita gente não acredita que outras transformações químicas, sem o objetivo de mudar a estrutura do cabelo, também podem alterar a sua curvatura. A descoloração, por exemplo, é um processo que, no caso dos cabelos cacheados ou crespos, podem comprometer diretamente a definição.

Com a ponta dos dedos "descole os fios da raiz puxando-os para cima. Fazer movimentos circulares no couro cabeludo também pode ajudar, mas na hora de mexer no comprimento só valem aquelas amassadas para cima com a palma da mão - passar os dedos por dentro dos cachos pode desfazê-los e acabar com o visual.

Tutorial para desembaraçar cabelos crespos e cacheados

  1. Preferir pentear durante ou após o banho. ...
  2. Óleo vegetal antes do banho. ...
  3. Pentes próprios para cabelos crespos e cacheados. ...
  4. Siga a direção das pontas até a raiz. ...
  5. Dividir em partes. ...
  6. Cremes e mais cremes. ...
  7. Hidratação e umectação sem falta.

O cabelo ressecado é o que fica embaraçado mais facilmente. Quando está carente de nutrientes e hidratação, o fio fica mais áspero, com cutículas desalinhadas, e por isso é mais suscetível a ficar arrepiado e embolado.

O principal fator para a perda de definição nos cabelos cacheados e crespos é o ressecamento em excesso, que altera a curvatura devido à falta de alinhamento das cutículas. Por isso, os cachos ficam sem definição”. A tricologista destaca que, em casos de ressecamento, não tem para onde correr.

O Que NÃO Fazer Com o Cabelo Crespo

  1. Não desembarace o cabelo seco. O cabelo crespo tem curvatura, por isso escová-lo seco, além de doloroso é prejudicial. ...
  2. Não lave o cabelo crespo todos os dias. ...
  3. Não prenda ou durma com o crespo molhado. ...
  4. Não seque o cabelo crespo com uma toalha qualquer. ...
  5. Não esqueça do cronograma capilar.

Muita gente acha que pentear os cabelos todos os dias, é essencial para a saúde dos fios, mas no caso dos cabelos cacheados e crespos, essa regra é um pouquinho diferente: desembaraçar as madeixas no dia da lavagem já é o suficiente para evitar a formação de nós muito densos e garantir cachos e crespos impecáveis.

O cabelo crespo é uma característica fenotípica da criança negra, sendo também um referencial cultural de resistência em uma sociedade padronizada, onde o que se ouve são discursos preconceituosos que o cabelo crespo é conceituado como ruim.