Porque Brasília tem um formato de avião?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Esse modelo seria o mais viável para a cidade por poder transportar água para as residências, partindo do ponto mais alto, e captar o esgoto no ponto mais baixo. Por isso, um dos eixos dessa cruz — o Norte-Sul — seria arqueado e lembraria um pássaro ou avião.

Segundo especialistas, ideia inicial para a capital se assemelhava a uma cruz. Forma foi alterada para se adaptar à região.

O arquiteto da construção foi Oscar Niemeyer, diretor do Departamento de Arquitetura da Novacap. O projeto urbanístico foi de autoria de Lúcio Costa, arquiteto que conquistou essa função após ser anunciado como o vencedor do concurso organizado pela Novacap para essa finalidade (obter o projeto urbanístico), em 1957.

BRASÍLIA -- Do Centro-Oeste ao Nordeste, nas faixas de clima semiúmido e semiárido, a observação astronômica é propícia para acontecer em especial no Planalto Central, onde a combinação da altitude com a baixa umidade do ar facilita a observação do céu noturno, o que é causa para a fama e a beleza do céu de Brasília.

Médicos, geólogos e botânicos compunham a equipe que fez um levantamento sobre a topografia, o clima, a geologia, a flora, a fauna e os recursos materiais da região. A área ficou conhecida como Quadrilátero Cruls, a primeira versão do “quadradinho”, como todo brasiliense chama o mapa da cidade.

Parque Morro Asa Delta é um point para esportes radicais no lago de Brasília. O parque Morro Asa Delta fica no bairro Lago Sul entre as QI 12 e QI 14, em frente ao comércio do Deck Brasil. No local existe um morro artificial de 17 metros. O morro foi construído a partir do entulho de obras da região.

Mas Brasília não é um município? Não. A Constituição define que o Distrito Federal é uma unidade indivisível, portanto não pode ter nenhum município. Em resumo, tudo é Distrito Federal e é governado pelas mesmas pessoas: um governador e os deputados distritais, que têm atribuições de município e estado.

Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade
Inaugurada em 1960, Brasília é uma verdadeira obra de arte modernista a céu aberto. A cidade, especificamente o Plano Piloto, é um exemplo da aplicação do urbanismo moderno.

Libélula ou avião, o formato de Brasília assemelha-se à cidade egípcia de Akhetaton, um lugar que não existe mais. A igualdade nos traçados da capital federal e da região no norte da África foi defendida pelos egiptólogos Iara Kern e Ernani Pimentel no livro “Brasília Secreta – Enigma do Antigo Egito”.

O mais antigo deles, Planaltina, já era uma cidade um século antes de a nova capital começar a ser desenhada. Fundada em 1933, a outra, Brazlândia, era um povoado da área rural do município goiano de Luziânia e tinha menos de mil moradores em 21 de abril de 1960.

O Distrito Federal é uma unidade da federação que possui competência legislativa de Estado e de Município, na qual está localizada a capital federal do Brasil, a cidade de Brasília, que também é a sede do governo do Distrito Federal.

Na prática, Brasília compreende a região administrativa do Plano Piloto, enquanto o DF abrange , além do Plano, todas as outras RAs - inclusive algumas inauguradas antes da capital. É comum ouvir dizer que Brasília é uma cidade-Estado, mas, conceitualmente, não é.

Rio de Janeiro

Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.

Apesar das diferentes taxas de crescimento populacional, cabe destacar que as cinco RAs mais populosas em 2010 continuarão sendo as mais populosas em 2020: Ceilândia (443.824), Samambaia (244.960), Plano Piloto (230.310), Taguatinga (208.177) e Planaltina (196.086).

A cidade Brasília possui uma estrutura governamental diferente dos demais municípios brasileiros, uma vez que ela integra o Distrito Federal, ente federado que não é dividido em municípios. Desse modo, a cidade é governada pelo chefe do Executivo do Distrito Federal.

Baú: ou busão, expressão para se referir a ônibus do transporte público.

Este nome foi dado aos trabalhadores que na sua grande maioria eram originários do Nordeste e que contribuíram para a construção da atual capital federal do Brasil. Quem nasce no Distrito Federal (DF) é brasiliense.