Porque bodybuilder e ofegante?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Quanto mais as fibras musculares se esforçam para realizar uma tarefa, mais elas consomem o oxigênio trazido pela corrente sanguínea. Isso obriga os pulmões a trabalhar em ritmo acelerado, já que são eles os responsáveis pela oxigenação.

A dificuldade de respirar e o cansaço ao fazer exercício, mais comuns a partir dos 50 anos, podem indicar que algo não anda bem com o coração ou com os pulmões, principalmente se a pessoa pratica com regularidade alguma atividade física e, nos últimos tempos, notou que não tem mais o mesmo fôlego de antes.

O fisiculturismo é um exemplo de modalidade esportiva que pode trazer prejuízos à saúde. Em primeiro lugar, as rotinas de treinamento às quais os atletas se submetem são extremamente intensas e os predispõem a lesões musculares e articulares.

Uma tática muito utilizada por fisiculturistas para acelerar a queima de gordura é o consumo de alimentos como grãos, pães e massas de grão integral. Quando ingeridos, esses alimentos reduzem o efeito da insulina, que é o hormônio responsável por despertar a sensação de fome e armazenar gordura no corpo.

Diversos fatores podem causar a fadiga muscular, como alimentação inadequada, desidratação e o próprio condicionamento físico do corpo. Condições de saúde também podem estar associadas, como a anemia e situações que prejudicam as capacidades musculares e a imunidade, como a fibromialgia.

7 exercícios para aumentar a resistência física

  1. Sequência de escadas. É comum que hoje em dia, com os elevadores e escadas rolantes, poucas pessoas optem por subir lances de escadas. ...
  2. Pular corda. Esse exercício trabalha diversos músculos, como: panturrilha, pés e bíceps. ...
  3. Ciclismo. ...
  4. Corrida. ...
  5. Yoga. ...
  6. Natação. ...
  7. Funcional.

8 passos para melhorar sua resistência física

  1. Mescle dias de treino de cardio e dias de resistência. ...
  2. Corra regularmente. ...
  3. Respire corretamente. ...
  4. Diminua o tempo de descanso. ...
  5. Cuide dos pulmões. ...
  6. Tenha regularidade. ...
  7. Descanse após a atividade física. ...
  8. Alimente-se bem.

Esse tempo vai depender de alguns fatores, como frequência nos treinos, atividades já realizadas no passado e estilo de vida. Entretanto, pode-se afirmar que duas a três semanas são suficientes para notar os primeiros sinais de melhora.

Exercícios que devem andar juntos com a corrida
Você já deve ter notado de que a corrida sozinha não é o suficiente para melhorar o seu fôlego e condicionamento em geral, portanto, inclua outros exercícios que também melhoram a capacidade respiratória: treinamento funcional, ciclismo, pilates, musculação, entre outros.

Alguns cuidados devem ser tomados caso aconteça uma crise de BIE:

  1. diminuir a intensidade e ritmo de exercício;
  2. estimular a inspiração nasal e a expiração pela boca (respiração diafragmática);
  3. utilizar a bombinha broncodilatadora.

Atividades cardiorrespiratórios paralelas, como natação, exercícios funcionais, pilates e yoga, também podem contribuir para melhorar a respiração na corrida. Se você tem uma dificuldade acima da média para respirar ou algum problema cardíaco, procure sempre um profissional especializado, para melhor orientação.

Na musculação
Inspire no movimento concêntrico (quando está flexionando o músculo) e expire no movimento excêntrico (quando o relaxa). Em um exercício de bíceps curl, por exemplo, expire ao levantar os pesos e inspire ao abaixar.

Sem uma alimentação de qualidade, aliada a alguns vícios como o tabagismo ou o alcoolismo, e ainda sem a prática de exercícios físicos, dificilmente seria possível atingir a meta”, afirma. A alimentação e os treinos andam lado a lado no processo de ganho de massa muscular.

Ritmo de treino
Prepare-se para treinar mais de 4 horas por dia, de 6 a 7 dias por semana. O ritmo, as repetições e os exercícios a serem feitos geralmente são escolhidos por você ou por seu treinador, caso você opte por contratar esse tipo de profissional.

Ronnie Coleman
Foi o maior fisiculturista de todos os tempos. É o recordista de títulos do Mr. Olympia junto a Haney, vencendo oito títulos consecutivos entre 1998 e 2005, além de ser o competidor mais pesado a vencer a competição, passando dos 130 kg.

Em média, o atleta gasta entorno de R$ 1.500 com alimentação, suplementação e roupas.

Por fim, não se esqueça que ganhar massa muscular é um processo mais demorado do que emagrecer. É mais fácil perder 5 quilos de gordura do que ganhar 5 quilos de massa muscular. Ambos os efeitos, no entanto, são poderosos do ponte de vista estético.

Glucagon

Glucagon ajuda a quebrar carboidratos e gorduras
Já o glucagon, é um hormônio que funciona exatamente da maneira oposta à insulina. O glucagon ajuda a quebrar os carboidratos e gorduras armazenados e os usa como energia. Por isso, os níveis altos desse hormônio ajudam a emagrecer.

O arroz branco contém muitos ácidos graxos essenciais para a alimentação destes atletas. Estes nutrientes, quando convertidos em glicose, entram mais rápido no organismo e aumentam a insulina no corpo. A insulina, por sua vez, é um dos hormônios mais anabólicos presente em nosso organismo.