Porque beterraba faz mal para os rins?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Isso porque a beterraba contém Oxalato, uma substância que podem contribuir para a formação de pedras nos rins, tendo também ação anti-nutricional podendo interferir na absorção de alguns micronutrientes", destaca o nutrólogo Lucas Penchel.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

Suco de beterraba está repleto de antioxidantes que removem os radicais livres, e as beterrabas aumentam a acidez da urina. Isto ajuda a remover cálcio, reduzindo a chance de desenvolver cálculos renais. Beterrabas ajudam a limpar o sangue, ajudando nessa parte do trabalho dos rins.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Pesquisas indicam que a beterraba é capaz de diminuir a pressão sanguínea e o seu risco de problemas cardiovasculares, como derrames e ataques cardíacos. Isso é possível com a ajuda dos nitratos presentes no vegetal, que têm conseguem aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

A beterraba ainda contém vitaminas do complexo B, que protegem o sistema nervoso e são necessárias para prevenir a anemia. Essa hortaliça também é rica em cálcio e potássio, que são essenciais para a contração muscular, e em zinco, que estimula as defesas do organismo.

Alguns estudos notaram que a beterraba tem uma quantidade significativa de nitratos. Essa substância se transforma em óxido nítrico e aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, com a consequente melhora do fluxo de sangue e passagem de oxigênio.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Cebola. Possui boa quantidade de água e minerais, é rico em antioxidantes benéficos para órgãos como os rins e o coração. Suas propriedades também ajudam a regular o metabolismo e a eliminar as toxinas que o corpo não precisa.

Estudos mostram que a ingestão do suco de beterraba ajuda a controlar a pressão sanguínea, a glicemia e também possui propriedades protetoras em relação aos rins. A beterraba é rica em nitratos que elevam o índice de resistência renal e reduz a mortalidade por doença cardiovascular.

Alimentos que fazem mal para os rins

  • Industrializados. O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. ...
  • Açúcares e carboidratos. ...
  • Proteína animal. ...
  • Alimentos ricos em fósforo e potássio.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência.