Porque beleza é com Z?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Uma delas explica por que limpeza se grafa com z. Para dar as caras, o sufixo –eza faz uma exigência — formar substantivos abstratos derivados de adjetivos. É o caso de grande (grandeza), real (realeza), mal (malvadeza), cru (crueza), belo (beleza), safado (safadeza), sutil (sutileza), certo (certeza), limpo (limpeza).

"alteza" se escreve com z porque usa-se o sufixo -eza quando o substantivo é formado a partir de um adjetivo: alto - alteza.

a) As palavras terminadas em ditongo exigem a forma -zinho ou -zito: mãezinha, paizinho, cãozinho, pãozinho, orfãozinho, pauzinho. b) As palavras terminadas em vogal precedida de vogal também exigem esta forma: aiazinha, cotoviazinha, paiozinho, riozinho.

Deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do calendário romano, que começava em março. Dezembro é Inverno no Hemisfério Norte, bem como no Natal.

Significado de Prazer
Ação de se divertir; em que há divertimento. verbo transitivo indireto, intransitivo e pronominal Provocar ou sentir uma sensação agradável. Etimologia (origem da palavra prazer). Do latim placere.

Um exemplo, retomando o título desse texto: tristeza se escreve com “eza” por ser um substantivo derivado do adjetivo triste (há uma regra, uma regularidade morfológico-gramatical, que define a forma de escrever, e isso vale para todas as palavras constituídas dessa forma).

abduz, aboiz, agraz, ajaez, algaz, algoz, almuz, apraz, arcaz, arroz, assaz, atriz, atroz, audaz, belaz, beliz, blitz, cabaz, caciz, cadoz, cafuz, caliz, canaz, capaz, capuz, cariz, deduz, dicaz, duraz, endez, falaz, feliz, feraz, feroz, franz, friez, fugaz, hafiz, hertz, indez, induz, joliz, lapuz, laroz, levez, lobaz ...

A letra Z (zê) é a vigésima sexta e última letra do alfabeto latino.

Há alguns registros do nome popular ziripó para indicar uma fruta originária da Amazônia parecida com um pêssego.

No caso de azeitona, o z representa normalmente o [z] que ocorria em palavras de proveniência árabe: az-zait, «óleo, essência, azeite» (idem).

Ou seja, é escrito com a consoante “z” formando a sílaba -za. Nobreza significa qualidade do que é nobre; a classe dos nobres; distinção; majestade; o conjunto das famílias ilustres; superioridade moral. Ela está convencidíssima que pertence à nobreza! Mateus é um homem de grande nobreza.

Em «-ó» aberto, encontrei: avó, bisavó, trisavó, tetravó, tia-avó, vovó, eiró, queiró, filhó. Como hipocorísticos, encontrei: Loló - de Carlota, de Heloísa e, no Brasil, de Rosa. Filó - de Filomena.

beijinhos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

pazezinhas

E pazezinhas seria o plural do diminutivo de paz (pazinha = paz + inha ...

cajuzinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo.

Professor Pasquale explica que a grafia do nome do país em inglês imita aquela utilizada pelo próprio Brasil em tempos distantes. Em cédulas antigas do período imperial, lembra o linguista, estava escrito 'Império do Brazil'. A letra s apenas substituiu z no último século.

Você se lembra de que Brasil tem origem na palavra "brasa"? Pois bem. A academia decidiu que a maneira apropriada de escrever essa palavra seria usando a letra "s", e não "braza" como ainda era usado em alguns lugares. Logo, a maneira mais apropriada de escrever o nome do país teria que ser seguindo o mesmo padrão.

Pedro, 1866. “As emissões postais brasileiras empregaram a grafia “Brazil”, com “z”, até 24 de julho de 1919, quando a Casa da Moeda ordenou o uso de Brasil com 's'. O primeiro selo em que a nova grafia apareceu foi […] em 19 de setembro de 1920.”

De acordo com as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando o S aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia de Z. Por exemplo: casa, mesa, desânimo, liso.

O sufixo “-inho” deve ser usado para as palavras terminadas por “s” ou “z” (lápis-lapisinho, cruz-cruzinha, rapaz-rapazinho). vogal tônica, nasal ou ditongo (café-cafezinho, siri-sirizinho, irmã-irmãzinha, bem-benzinho, álbum-albunzinho, mão-mãozinha, pônei-poneizinho, chapéu- chapeuzinho).