Porque bebê só se acalma com a mãe?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

A explicação é que um instinto criado durante a evolução de nossa espécie faz a frequência cardíaca dos bebês cair rapidamente quando são embalados no colo da mãe, o que causa uma profunda sensação de calma e relaxamento, numa ação coordenada de funções motores, cardíacas e do sistema nervoso.

Por que ela acontece? Ela surge porque o bebê começa a se dar conta de que a mãe é uma outra pessoa separada dele, apesar de depender inteiramente dela, e com isso cria um temor de que ela desapareça ou o abandone. Por isso, o bebê chora quando a mãe sai de seu campo de visão.

Após o nascimento, os recém-nascidos também já são sensíveis ao amor e afeição dos pais. De modo que dar colinho, sorrir, cantar, alimentar, trocar fraldas, essas atividades que fazem parte da rotina do bebê e dos pais podem ser um aprendizado para o bebê sobre o amor quando feitos com carinho, é claro.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Fase 4: Angústia de separação, entre o mês 7 e 8
Talvez provavelmente esta seja a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção. A angústia de separação é quando o pequeno se dá conta que os pais não são uma extensão de si e que começa a se perceber como indivíduo.

Inicialmente, é aconselhável que ele fique próximo da mãe para que a criança veja que o outro adulto também merece a confiança dela. Outra boa dica é se abaixar na altura da criança e conversar com ela olhando nos olhos, o que atenua a postura de superioridade.

Visão nos primeiros meses de vida dos bebês
Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda não tem a capacidade de enxergar muito além dos 20 ou 30 centímetros de distância entre os seus olhos e qualquer objeto. Por esse motivo, bebês só reconhecem o rosto da mãe ou do pai quando estão muito próximos a eles.

  1. Olhar fixo. Desde o momento que ele nasce, você está sendo observada. ...
  2. Opinião que importa. A partir dos 9 meses, seu bebê vai tentar dividir todos os desejos com você. ...
  3. Sempre perto. Seu filho fica aflito quando você não está por perto. ...
  4. Sorriso pede sorriso. ...
  5. Confiança e aconchego.

Quando a mamãe está feliz, o bebê recebe hormônios como serotonina e endorfina, que são liberados pelo corpo da mãe e chegam até o bebê através do útero. Assim como a felicidade, quando a mãe está nervosa, estressada ou com raiva, o corpo libera cortisol e adrenalina, que também chegam até o útero.

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).

Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia. Já a voz, como a audição começa a se desenvolver por volta da 20ª semana de gestação, pode ser que ele a reconheça mesmo antes de nascer.

“Ele não tem percepção do que acontece, mas se sente muito bem”, garante Bento. Segundo o obstetra, o ato sexual promove uma vascularização na região pélvica da mulher. Com isso, o bebê recebe mais sangue e tem uma sensação boa e prazerosa.

Em geral, a partir de 6 meses de idade, os bebês já apresentam a angústia da separação. "Nesta fase as crianças começam a perceber que são indivíduos independentes de sua mãe ou cuidador.

Quando meu bebê aprenderá o nome dele? Muitas crianças começam a reconhecer o som de seu nome quando elas estão entre 4 e 8 meses de idade. Você pode dizer quando isso acontece para o seu filho ao chamar suavemente seu nome e vendo se ele se vira para você.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Olhar nos olhos é um dos primeiros marcos alcançados pelos bebês, e é especialmente emocionante! Ele permite que os pais saibam que seu bebê finalmente os "vê", e que eles são importantes e reconhecidos.

Crise dos 8 meses
Essa crise é a que dura mais tempo, cerca de 3 a 4 semanas e acontece porque o bebê passa a ser separado da mãe mais vezes e, na cabeça dele, entende que ela não vai voltar, levando a sensação de abandono.

Sendo assim, seguem os três principais motivos para os bebês e crianças terem essa dificuldade em iniciar o sono: Ambiente inadequado para que o sono aconteça; Falta de sono suficiente para adormecer; Passou da hora de dormir e seu filho está extremamente cansado.

A maior parte dos bebês é fisicamente apta a dormir a noite inteira a partir dos 6 meses, embora haja muitas variações nessa faixa etária. Assim como o dos adultos, o ciclo de sono de uma criança está relacionado ao seu cotidiano de alimentação, temperatura corporal e descargas hormonais.

28 dias

Até quando o bebê é considerado recém-nascido? Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.