Porque bebê de 2 meses sorri?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Os primeiros sorrisos de um bebê são apenas sua maneira instintiva de demonstrar que está feliz. Esses sorrisos são lindos, mas muitos pais pela primeira vez anseiam pelos sorrisos sociais. Sorrisos sociais são quando o bebê sorri porque quer se comunicar com você e quer que você sorria de volta para ele.

Sorrir e dar gargalhadas são as primeiras ferramentas de comunicação das crianças com o mundo ao seu redor e revela desenvolvimento cerebral. Sorrir pode ser uma das primeiras formas de comunicação dos bebês, além de representar o início do desenvolvimento cerebral infantil.

No primeiro ano de vida, sorrisos e lágrimas são as únicas formas de um bebê se comunicar. - Chorar é um sinal de que eles querem mudar alguma coisa. Sorrir significa o oposto. A risada mostra que a criança quer que você continue o que está fazendo, por exemplo - explica o pesquisador.

– Aos 4 meses, finalmente acontece!
Ele consegue reconhecer as pessoas mais próximas e estabelecer diferentes relações com elas. A esta altura, o bebê também já sabe diferenciar conhecidos de desconhecidos. – A partir do 5º mês, a percepção de profundidade e visão em 3D começam a se desenvolver.

O desenvolvimento do “olho no olho”
Entre 6-10 semanas, o bebê começa a dirigir o olhar mais intencionalmente, olhando diretamente para seus pais ou cuidadores e sustentando o olhar com os olhos bem abertos. Aos 3 meses, o bebê pode seguir os movimentos de seu pais ou cuidadors a partir de certa distância.

Recém-nascido até 3 meses: essa é a fase que os bebês mais dormem por dia, entre 16 e 20 horas diárias. Os ciclos de sono dos recém-nascidos costumam durar de 1 a 4 horas e intercalados por 1 a 2 horas acordados. Normalmente eles acordam para mamar e logo voltam a dormir.

Acostume o bebê desde cedo a seguir uma rotina para dormir
Nos primeiros meses não tem muito como forçar uma rotina, mas você pode começar a experimentar a partir dos 2 meses de idade. A recomendação básica é que a rotina da hora de dormir seja simples: um banho quentinho, vestir um pijama, mamar e ir para a cama.

Embora seja muito gostoso receber um sorriso de seu pequeno, na verdade essas caretas de recém-nascidos são reações naturais. Quando o bebê passa do estágio do sono leve para o sono profundo, em geral faz caretinhas, abre e fecha os olhos, seus movimentos do rosto se contraem…

6 sinais de autismo em bebês

  • 1- Bebê não reage aos estímulos sonoros. ...
  • 2- Não emite contato visual quando é chamado pelo nome. ...
  • 3- Não possui expressões faciais. ...
  • 4- Não brinca com outras crianças e não gosta de gestos carinhosos. ...
  • 5- Não conseguem e nem tentam falar. ...
  • 6- Faz movimentos repetitivos.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Por enquanto, no início da vida, eles só pensam naquilo: calorzinho do colo, alimento, e as vozes e imagens carinhosas de mães e pais.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Cheiro e contato físico: desde que nasce, o bebê busca proteção e aconchego no contato materno e já tentam reconhecer o cheiro particular da mãe que, no momento, é sua principal fonte de carinho e nutrição.

Sentar, rolar, engatinhar e até tentar os primeiros passos. As descobertas vão encher os olhos dos pais. Porém, também podem ser umas das fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda atenção. Só para ilustrar, no meio disso, o sono pode ser prejudicado.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Por vezes reviram os olhos ao adormecer ou então só para experimentar ou “provocar”, mas isso também não tem nenhum problema. Deste modo, pode ficar tranquila se o seu bebé olha para trás quando está deitado, porque não vai ser por isso que vai ter algum tipo de problema nos olhos.

“Eu te amo”: Quando seu bebê olha para você enquanto mama no peito ou consome a fórmula ele está querendo te dizer que te ama! O bebê faz essa troca de olhar com a mãe para fortalecer ainda mais o vínculo com ela.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.