Porque Bate-papo tem Hifen?
3- Como ficam as palavras compostas como obra-prima, porta-malas, criado-mudo, desmancha-prazeres, pôr-do-sol, bate-papo. Resposta: Elas mantêm o hífen. Quando a palavra é composta por um substantivo mais um adjetivo, como em obra-prima, altas-horas, alto-relevo, cachorro-quente, boia-fria, o hífen permanece.
Porque Bem-te-vi tem hífen?
Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc. 4.
Quais palavras não tem mais hífen?
Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.
Qual a nova regra do hífen?
De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Porque pé de moleque não tem hífen?
Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Exemplos: pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra.
Por que Navio-escola tem hífen?
Pode acontecer a justaposição com hífen ou sem hífen. Com hífen: Quando cada palavra mantém sua pauta acentual, como em navio- escola, roda-gigante, guarda-chuva. Sem hífen: quando as palavras não mantêm sua pauta acentual, como em passatempo, girassol.
Por que Porta-voz tem hífen?
O elemento "porta" costuma causar muitas dúvidas em relação ao uso do hífen. Porém, "porta" não é um prefixo, mas uma forma do verbo "portar". Assim, o substantivo composto por este elemento deve ser sempre grafado com hífen. Portanto, o correto é porta-voz, com hífen.
Quais palavras ainda tem hífen?
Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.
Quais são as 18 regras do hífen?
Quando NÃO usar o hífen em palavras compostas
- água-de-colônia.
- cor-de-rosa.
- pé-de-meia.
- arco-da-velha.
- mais-que-perfeito.
- ao deus-dará
- à queima-roupa.
Como se escreve dia a dia tem hífen?
A forma certa de se escrever é dia a dia, sem hífen. Por exemplo: “A lista de presença é atualizada dia a dia”. “Dia-a-dia”, com hífen, deixou de ser usado quando o Novo Acordo da Língua Portuguesa se tornou obrigatório em 2016 e simplificou o uso da locução.
Porque pão-duro tem hífen?
Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva; arco-íris; boa-fé; segunda-feira; mesa-redonda; vaga-lume; joão-ninguém; porta-malas; porta-bandeira; pão-duro; bate-boca.
Porque guarda-chuva tem hífen?
Ficou na dúvida? Como se diz no futebol, a regra é clara: em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, em termos que se unem dando origem a um novo significado, o uso do hífen é obrigatório. Dessa forma, GUARDA-CHUVA, com hífen, é a grafia correta.
Porque azul marinho tem hífen?
Quando as palavras compostas por justaposição [por contiguidade] não são ligadas por nenhum elemento e cada uma das palavras isoladamente tem significado próprio, o hífen deverá ser empregado em seu registro escrito. É o caso dos nomes compostos de cores. Observe o exemplo: azul-marinho [azul + marinho].
Porque Manda-chuva não tem hífen?
mandachuva (forma do verbo mandar + chuva)
Por último, a referência maior que podemos ter sobre a ortografia das palavras em Língua Portuguesa é o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Nele, a forma que se apresenta é a sem hífen, observe: Escrito por Carol Machado, em 28 de agosto de 2019.
Porque Vagalume tem hífen?
Vaga-lume é um substantivo composto formado por justaposição. Isso quer dizer que, na união dos dois termos, ambos se mantiveram intactos, sem perdas de letras. Ademais, trata-se de um substantivo uniforme, porque só pode ser usado no masculino.
Porque as palavras perderam o hífen?
O hífen não será utilizado nos casos em que o prefixo da palavra terminar com vogal, e também em que o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Esse é o caso da palavra hidroelétrica e autoestrada, por exemplo.
Quando se separa por hífen?
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado. O Auxílio-Gás, embora importante, constitui um programa social complementar do governo federal. Utiliza-se hífen para indicar a ligação de tempo entre dois termos.
Tem hífen depois de ex?
ALÉM, AQUÉM, BEM, EX, SUPER, PÓS, PRÉ, PRÓ, RECÉM, SEM, SOTA, SOTO, VICE e VIZO sempre exigem hífen. Exemplos: Recém-formado / além-túmulo / super-homem / ex-namorado / vice-diretor.