Porque batata engorda?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Em geral, todas as batatas são ricas fontes de carboidratos. No caso da batata inglesa, esses carboidratos são de alto índice glicêmico, que fazem os níveis de insulina e glicemia no sangue dispararem.

Possui fósforo, ferro, potássio e cálcio, que dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo. A batata também é uma fonte importante de amido, carboidrato usado como fonte de glicose. Ao natural, 100 gramas de batata possuem cerca de 70 calorias, esse número cresce muito se elas forem fritas.

A batata-inglesa possui menos calorias e menos carboidratos do que a batata-doce, quando consideramos a mesma porção dos dois alimentos. Em contrapartida, a batata-inglesa contém menos fibras e maior índice glicêmico.

Sabendo disso, é possível responder: comer carboidrato à noite não engorda! Quem gosta ou sente falta de arroz, batata e macarrão no jantar, não deve se preocupar com eles e sim com o conjunto. Para quem ainda não está muito convencido, experimente trocar o carboidrato "tradicional" por um de maior qualidade.

7 alimentos que saciam (e não engordam)

  1. 1 – Folhas verdes. ...
  2. 2 – Proteínas magras. ...
  3. 3 – Tofu. ...
  4. 4 – Linhaça. ...
  5. 5 – Aveia. ...
  6. 6 – Farelo de trigo. ...
  7. 7 – Maçã

Ou seja, no geral, uma batata por dia, seja cozida ou assada, cabe dentro de uma alimentação balanceada.

Falando de maneira simples, é errado pensar que a banana engorda, já que ela não possui gordura. Entretanto, elas possuem uma quantidade grande de açúcar, o que pode ser uma boa notícia. O açúcar é transformado em glicose, que é fonte de energia que você precisa em todos os movimentos que faz durante o dia.

Em uma refeição pós-treino, a batata inglesa é uma ótima escolha, ainda mais se for amassada ou cozida no vapor. Vale lembrar que os dois alimentos devem fazer parte de uma dieta saudável. Ambos são riquíssimos em vitaminas e carboidratos de moderado ou baixo índice glicêmico.

Ovo de galinha
Em 100 g, temos 143 calorias, 13 g de proteína, 8,9 g de lipídeos, 1,6 g de carboidrato e 356 mg de colesterol.

Sim, ele ajuda. E bastante! Proteína comum e barata presente no prato brasileiro, o ovo também é um poderoso aliado durante o emagrecimento. Além de prático e versátil, ele é um alimento de baixa caloria que ajuda na saciedade, no ganho muscular e traz diversos benefícios à saúde.

A pipoca não engorda.
A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

Afinar a cintura é um processo que envolve atividades focadas na musculatura abdominal.
...
Existem várias modalidades que ajudam a trabalhar a gordura da barriga, e dentre as que mais se destacam estão:

  1. Exercícios aeróbicos;
  2. Corrida;
  3. Bicicleta;
  4. Pular corda;
  5. Hidroginástica;
  6. Natação.

Faça exercícios físicos regularmente e ganhe massa muscular
Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo. Também experimente o pilates e a ioga.

Conforme se pode observar na tabela, a batata cozida tem menos calorias, menos hidratos de carbono e mais fibra. Por outro lado, o arroz tem ligeiramente mais proteína.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos.

"Em grande quantidade, ele faz a pessoa engordar mais rápido", diz. Por isso, o ideal é não consumir mais que quatro colheres de sopa do grão por dia.