Porque bariátrico não pode comer pimenta?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

O mesmo deve ser feito com as pimentas, pois podem prejudicar a recuperação pós-cirúrgica.

Uma das principais restrições da Dieta Após a Cirurgia Bariátrica é em relação aos alimentos crus. Eles devem ser evitados pelo fato de demorarem mais para serem digeridos. E isso gera uma sobrecarga para o estômago, causando desconforto e dor no paciente.

Evite arroz, pão, vegetais crus e frutas frescas, bem como carnes que não são facilmente mastigadas, como carne de porco e bife. As carnes moídas são geralmente mais bem toleradas. Não use canudos, não beba bebidas gaseificadas ou mastigue gelo. Eles podem introduzir ar em sua bolsa e causar desconforto.

Isso ocorre devido ao fenômeno de complacência, ou seja, a capacidade da parede gástrica em se adaptar a determinada pressão exercida pela passagem do alimento.

Durante o procedimento cirúrgico contra a obesidade, o estômago é grampeado e suturado (costurado), e caso haja rompimento desses grampos ou pontos, haverá vazamento de secreção gástrica ou alimento para dentro da barriga, o que pode levar a uma infecção. Esse “vazamento” é denominado de fístula.

A pimenta é um dos alimentos que se recomenda evitar enquanto passa por um processo de cicatrização, como após uma cirurgia. Isso porque ela possui a capsaicina, que é bastante agressiva para a pele. Tanto que a pimenta pode aparecer em listas de alimentos que atrapalham a cicatrização.

A nutricionista Carina Blume explica porque os pacientes devem evitar o consumo de doces após a cirurgia bariátrica. Ela também dá alternativas mais saudáveis para quem sente a necessidade de ingerir alimentos com açúcar.

Passadas de duas a três primeiras semanas após a realização da cirurgia bariátrica, o paciente pode iniciar a dieta pastosa. A escolha de cada alimento e o tempo para ingestão devem ser acompanhados pelo médico de forma cuidadosa para evitar desconforto digestivo como dor, náuseas e vômitos.

Alimentos para ser evitados após a Cirurgia Bariátrica

  • 1) Condimentos químicos e pimentas. Os diferentes tipos de temperos prontos disponíveis nas prateleiras dos supermercados trazem agilidade no preparo das refeições. ...
  • 2) Bebidas industrializadas. ...
  • 3) Bebidas alcoólicas. ...
  • 4) Açúcar e carboidratos. ...
  • 5) Café ...
  • 6) Frituras.

É necessário que, nesse período, não ocorra a ingestão de açúcar, pois pode se tornar um risco à vida e à saúde de quem foi submetido à cirurgia bariátrica. A incisão que é feita para o procedimento cirúrgico deve ter seu curativo sempre trocado e o local deve ser limpo e seco regularmente.

Açúcar e gorduras
Trata-se da passagem dos alimentos, com rapidez excessiva, do estômago para o intestino. Pacientes que desenvolvem essa síndrome podem apresentar: Dor abdominal (que pode ser moderada ou mais forte);

Legumes e saladas cruas: Após 3 meses da cirurgia, conforme orientação nutricional, iniciar com saladas cruas. Carboidratos: Arroz, batata, macarrão. 1 torrada ou 1 bolacha de água e sal ou 1colher de sopa de purê de batata ou 1 colher de polenta ou 1 colher de sopa de arroz.

Entram para a lista de alimentos permitidos o arroz em papa e o macarrão, ambos bem cozidos. O molho pode ter carne moída por três vezes. Também inclui-se aqui peixe desfiado, coxa ou sobrecoxa desfiada, feijão, ervilha, lentilha, soja, verduras cozidas ou refogadas e temperos (exceto a pimenta).

Isso é necessário para que ocorra a recuperação do local onde foi feita a cirurgia e a readaptação do órgão à nova condição. No momento seguinte, a alimentação líquida é trocada por alimentação pastosa. Somente após um período, normalmente de no máximo 30 dias, o paciente volta a ingerir sólidos.

Segundo Newton Kahawara, o tempo de cicatrização é de quatro semanas para recuperação de 90% da força tênsil e reforçou a necessidade de uma alimentação líquida com rigor.

No Bypass Gástrico, o cirurgião cria um estômago com capacidade entre 30 ml e 40 ml.