Porque Bariatrico não pode comer açúcar?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Nos primeiros dias após o procedimento, devem ser ingeridos somente líquidos (veja dieta abaixo). É necessário que, nesse período, não ocorra a ingestão de açúcar, pois pode se tornar um risco à vida e à saúde de quem foi submetido à cirurgia bariátrica.

Alguns alimentos são proibidos na alimentação pós cirurgia, como:

  • Alimentos fritos;
  • Água com gás;
  • Alimentos ricos em açúcares;
  • Refrigerantes;
  • Temperos industrializados;
  • Molhos industrializados.

Após 60 dias da cirurgia, a dieta está praticamente liberada, devendo somente continuar evitando alimentos calóricos, gordurosos e com açúcar.

Isso ocorre devido ao fenômeno de complacência, ou seja, a capacidade da parede gástrica em se adaptar a determinada pressão exercida pela passagem do alimento.

Durante o procedimento cirúrgico contra a obesidade, o estômago é grampeado e suturado (costurado), e caso haja rompimento desses grampos ou pontos, haverá vazamento de secreção gástrica ou alimento para dentro da barriga, o que pode levar a uma infecção. Esse “vazamento” é denominado de fístula.

Isso acontece por dois motivos: ingestão inadequada de cálcio após a cirurgia bariátrica (seja pela intolerância a derivados do leite, redução no consumo de fontes proteicas que fornecem cálcio, ou baixa ingestão dos suplementos nutricionais) e má absorção do cálcio, especialmente nas técnicas cirúrgicas mistas, que ...

Não houve diferença no risco de complicações (tais como infecção ou morte) entre pessoas que mascaram ou não mascaram chiclete depois das cirurgias. Também não houve diferença no custo geral do tratamento das pessoas que usaram ou não usaram chiclete.

"Alguns alimentos, que costumam ser os preferidos dos pacientes, precisam ser evitados: os gordurosos, como o chocolate, que também contêm açúcar, e os ricos em carboidratos, como pães, arroz e massas", orienta a nutricionista Maria Paula.

Constipação pode ser um efeito colateral da bariátrica
Além disso, as fezes se tornaram mais firmes, o que sugere lentidão no trânsito intestinal após o procedimento. Como os participantes também registraram suas escolhas alimentares, foi possível associar uma diminuição no consumo de fibra à constipação.

Uma das principais restrições da Dieta Após a Cirurgia Bariátrica é em relação aos alimentos crus. Eles devem ser evitados pelo fato de demorarem mais para serem digeridos. E isso gera uma sobrecarga para o estômago, causando desconforto e dor no paciente.

Pode comer sim porem em quantidades menores e sempre com acompanhamento nutricional. Gosto sempre do exemplo: “posso comer doce ou refrigerante ou pizza todo dia? Não pode nem quando pesa 150kg – 110kg – 80kg ou 60kg” Mudança de atitude e nutricional é fundamental para um bom resultado a longo prazo.

O consumo de água para manter a hidratação é muito importante para o paciente bariátrico. A agua deve ser ingerida lentamente em torno de 100 ml nos intervalos da alimentação sempre 20 a 30 minutos após as refeições.

Terceira fase: Dieta Pastosa
Vegetais cozidos, amassados ou em purê (como purê de batata, abóbora, batata-doce, couve flor), não devem conter casca, semente ou fiapos. Além disso, estão presentes: Sopas de vegetais, carne ou frango batidas.

Nas primeiras 24 horas e nos primeiros 7 dias após o procedimento, só é permitido o consumo de dieta líquida, ou seja, água, leite sem gordura, caldos leves e gelatinas sem açúcar. A partir do oitavo dia, a cada semana ou quinzena, novos hábitos e alimentos vão sendo incorporados na rotina alimentar.

A maior parte do estômago não é retirada, mas fica fora do trânsito intestinal e, portanto, não receberá os alimentos ingeridos (2). Depois produzimos um desvio intestinal que promoverá um aumento dos níveis de hormônios que provocam saciedade, diminuindo a fome.

Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano).

Durante o bate-papo, os cirurgiões falaram sobre o tempo para completa cicatrização do estômago. Segundo Newton Kahawara, o tempo de cicatrização é de quatro semanas para recuperação de 90% da força tênsil e reforçou a necessidade de uma alimentação líquida com rigor.

Para constatar o rompimento dos grampos usados na cirurgia, o médico poderá pedir exames de imagem, como radiografias com constate oral ou uma TC (tomografia computadorizada) do abdômen.

QUANTO TEMPO PARA O ESTÔMAGO CICATRIZAR? São necessários cerca de 30 dias para que o estômago cicatrize.

Quando se fala em cirurgia bariátrica (gastroplastia), a perda de peso é o principal indicador de sucesso do procedimento. Com ela é possível verificar melhora nas condições clínicas em pessoas que apresentam alguma comorbidade e também na qualidade de vida.