Porque baiano fala Oxe?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Então pega a visão, que o bagulho aqui é massa! (Ôxe:Diminutivo de Ôxente. Muito usado na Bahia, é como o Uai dos mineiros e o Bah dos gaúchos, pode significar espanto, surpresa, admiração...)

Bahia

Baianos e turistas explicam o significado de 'Ôxe', uma das mais populares gírias baianas | Bahia | G1.

Trata-se de uma junção de “Ó, GENTE!”. Pelas terras nordestinas, é comum também ouvirmos “OXE”, que é uma forma abreviada. A evolução da expressão ocorreu da seguinte maneira: “Ó, GENTE!”, “OXENTE” e “OXE”!

opaió é uma abreviação de olhe para aí, olhe, a palavra olhe é comumente abreviada para ó ou oi (pronunciada em ditongo aberto) e para é comumente abreviado para pá, juntando ó, pá, aí e ó, a palavra opaió surgiu.

expressões mais populares do nordeste brasileiro, ôxe. (ou oxe, ôxi; pronuncia-se “osh”), usada para expressar. surpresa, espanto ou mesmo estranhamento; oxe é uma abreviação da palavra “oxente”, que é uma.

1. Oxe. Expressão utilizada no Nordeste. Uma abreviação de "oxente" e pode ser utilizada como algo relacionado a espanto, ou até mesmo com sentido de "aff".

É uma expressão de espanto, ou de susto, muito usada pelos nordestinos.

a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se "meu pai", "minha mãe" e, o que é mais especial, diz-se "mãinha" em vez de "mãezinha" e "painho" em vez de paizinho.

O povo baiano usa simpáticas e carinhosas expressões utilizadas no dia a dia, que são próprias do linguajar na Bahia. Conheça-as. a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se “meu pai”, “minha mãe” e, o que é mais especial, diz-se “mãinha” em vez de “mãezinha” e “painho” em vez de paizinho.

O famoso “oxênte” pode ser tomado como exemplo. Pode se dizer que a expressão deve ser originária de um “olha, gente!” e vem sendo contraído até hoje.

Na Bahia quando querem te chamar de um jeito carinhoso, o jeito é chamar de “binho” ou “binha”. Outras expressões que podem ser usadas para saudação são: Colé, meu bródi!

É o exemplo de “broca”, que hoje é um tabefe, bofetada, tapão no pé do ouvido. Na época, não. “Mentira. 'Firmino está contando uma broca'”, assim era usada.

Logo depois, até o MEC (Ministério da Educação) usou a expressão “papai” em uma postagem do Facebook. “Aqui é muito comum marido e mulher se tratarem “papai”, “mamãe”, “painho”, “mainha”.

Forma de demostra surpresa em determinado assunto. Exemplo de uso da palavra ôxe: Ôxe, pensei que você já tinha ido embora.

5. Pé de pano. Pé de pano é quem chega sem fazer barulho, é muito usado relacionado a amantes que entram e saem e o marido não vê. Lembram do cavalo do pica-pau, como ele se movia com toda calma e cuidado.

Abóbora é chamada de 'jerimum' em algumas partes do Nordeste Apesar de a maior parte do Brasil usar a denominação abóbora , existem algumas parte do Nordeste que se referem a esse mesmo alimento como jerimum.

Frases de Baiano

  • Apenas perfis originais.
  • Respeite os membros do grupo, não cumprindo o. mesmo, será banido.
  • Não poste pornografia explicita, as pessoas abrem. ...
  • Posts ofensivos serão deletados, insistir no mesmo, ...
  • Não criem grupos no WhatsApp com membros do.

Mas gostei da brincadeira kkkk. Eu acho q é só na Bahia que apontador é chamado de lapiseira.

Continuar lendo Quem fala Oxe é baiano?