Porque às vezes o volante fica duro?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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A causa mais comum de um volante duro é a falta de fluido de direção hidráulica no sistema. Isso pode ser causado por um vazamento no sistema ou o fluido está muito espesso e não circula adequadamente.

A maior parte dos defeitos na direção hidráulica é o vazamento do óleo. Isto pode ocorrer devido ao desgaste normal das peças ou devido algum problema causado. O fato é que independente das causas, o vazamento não pode ser reparado e todas as peças devem ser substituídas o quanto antes.

Segundo o engenheiro Francisco Satkunas, da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), sua troca é indicada por volta dos 50 mil km. Por outro lado, ele destaca que, mesmo se a quilometragem não for atingida, em dois anos é preciso substitui-lo mesmo assim.

Vamos relembrar quanto custa consertar a direção hidráulica? Para fazer este serviço, o motorista precisará desembolsar, em média, entre R$ 750,00 e R$ 900,00. Fora isso, ainda ficará sem carro entre dois e três dias. Já o valor de uma caixa de direção nova, dependendo do modelo, pode custar a partir de R$ 1.100.

Se o óleo de direção hidráulica acabar, pode causar alguns danos no sistema de direção do veículo. Sem contar que o seu veículo pode perder o controle da direção e aumentar o risco de acidentes.

Ao contrário do que muitos pensam, o fluido da direção hidráulica e o óleo do câmbio manual. ao contrário do óleo do motor, não baixam em condições normais e têm a mesma durabilidade que o próprio carro.

Como dirigir bem: veja as melhores dicas para ser fera no volante

  1. Nunca ache que sabe demais. ...
  2. Conheça e respeite as leis. ...
  3. Familiarize-se com o carro. ...
  4. Preste atenção na postura. ...
  5. Pratique em lugares menos movimentados. ...
  6. Faça direção defensiva. ...
  7. Sempre tenha um seguro. ...
  8. Faça um curso se for preciso.

Identificando problemas na caixa de câmbio
Um problema bem comum nos câmbios manuais é a “enroscada” na mudança de marcha. Este defeito, geralmente, é resultado do baixo nível do óleo, item responsável por ajudar a manter o equipamento lubrificado, limpo e flexível.

Entende-se que a caixa de direção é um item de longa durabilidade, quase o mesmo tempo que a do veículo, mas, para isso, precisa ter alguns cuidados. Fique de olho, porque quando os defeitos aparecem, eles costumam ser bem caros e necessitam de um especialista para ajustar com precisão.

Folgas na direção
O desgaste de componentes internos ou externos, como o pinhão e a cremalheira, pode causar esse comportamento. Esse problema era mais comum em modelos mais antigos, que utilizavam o sistema com eixo sem fim, como os VW Fusca e Kombi.

Óleo Certo: qual é o tipo óleo usado na direção? Fernanda Silva: geralmente, os óleos utilizados em direção hidráulica são os mesmos da transmissão automática. Os mais presentes nesse tipo de aplicação são os óleos ATF Tipo TASA e os óleos ATF Tipo Dexron II.

Nunca! Primeiro, que óleo é feito para lubrificar componentes e não para fazer atuação hidráulica.

Chiados agudos tendem a ser um sintoma de correias frouxas ou com a vida útil comprometida. Ruídos na bomba hidráulica são gerados pela presença de ar no sistema. Nesse caso o sistema deve ser sangrado e nível de fluído completado.

O seu desgaste ou rompimento não costuma gerar grandes perigos ao veículo, porque a direção funciona normalmente, mesmo com o item prejudicado, porém, ela acaba ficando mais pesada. Em todo caso, é difícil apontar possíveis defeitos no setor de direção.

E como toda tecnologia que é aplicada na fabricação de carros, os custos da direção elétrica também chegam até o consumidor final. A média de carros mais simples que contam com direção elétrica varia entre 45 e 50 mil reais.

Mesmo entre os usados, a instalação não é difícil e parte de R$ 1.500.