Porque às vezes o neutro passa corrente?

Perguntado por: imaldonado4 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Para o condutor de neutro provocar choque elétrico é necessário existir uma diferença de potencial elétrico considerável como por exemplo, entre fase e neutro. O cabo de Neutro provoca choque elétrico.

provavelmente um fio energizado encostando no fio neutro em algum local, motivos podem ser diversos, os mais comuns são curto circuito onde os fios se unem pela temperatura e ligação errada de interruptores de lâmpadas.

Condutor Neutro: é o condutor que está em um potencial próximo a zero volt e, por isso, serve como referência de tensão para os outros condutores da instalação. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse condutor.

Além disso, os motores trifásicos estão menos propensos a quedas inesperadas de energia. Quando há equilíbrio nas cargas, ou seja, as impedâncias das cargas são iguais, a corrente de retorno no neutro é zero.

O aterramento do neutro de transformadores, e geradores, através de resistência permite: Reduzir os valores das correntes de curto-circuito para a terra, reduzindo os riscos de acidente para as pessoas, equipamentos e a própria instalação.

Estabilizadores, filtros de linha e nobreaks são úteis para quem quer proteger seus equipamentos contra queda de energia. Lembrando que o corte repentino do fornecimento de energia e demais problemas do tipo, como flutuações na tensão da rede elétrica, podem danificar ou até mesmo queimar os dispositivos eletrônicos.

Em instalações que podem ser desligadas abruptamente, sem prévio aviso, uma ferramenta de proteção em caso de corrente de fuga é o Disjuntor Diferencial Residual, ou simplesmente DR. Com a instalação do DR, ocorrendo uma corrente de fuga, o sistema será desarmado, parando o fluxo de energia e evitando danos.

Saiba como identificar a fuga de energia na instalação elétrica. Primeiro, desligue a iluminação e retire todos os equipamentos das tomadas. Em seguida, verifique se o disco do medidor continua girando. Se isso acontecer, existe fuga de energia.

Despadronização dos fios e disjuntores
Um quadro onde os fios terra, neutro e fase não estão com suas respectivas cores é um grande problema. Além de dificultar na manutenção, pode ocasionar um choque caso alguém encoste em um fio energizado imaginando ser um fio não energizado.

um caso de neutro. interrompido se você perder o neutro lá na entre o medidor e o que é vencer por exemplo você teria um caso todas as tomadas terem um problema se você dividir os meus após.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

A primeira maneira de avaliar o aterramento é utilizando o alicate amperímetro ou mesmo um multímetro na escala de tensão alternada V~. A tensão entre fase e neutro e fase e terra tem que ser bem próximas, tolerando uma diferença máxima de 5 V (este é um valor máximo que sempre adotei nas minhas práticas).

E se o aterramento foi bem projetado, executado e mantido, a tensão será sempre zero volts. Portanto, teríamos zero volts de tensão no cabo. Isso é o que acontece no Terra em situações normais. Logo, pode acontecer, em algumas situações, do neutro ter 50V ou até mais, mas o terra deve ter sempre 0V.

Por maior que seja o problema d instalação, entre fase e neutro não deve em hipótese alguma haver tensão, a não ser que algum equipamento esteja proporcionando esta fuga para o aterramento.