Porque às vezes não conseguimos orar?

Perguntado por: raraujo5 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quando percebemos, o dia passou e não conseguimos orar. Sendo assim, é fundamental reservarmos um tempo todos os dias para a oração. Faça dela uma atividade inegociável. Isso garante mais consistência nas preces e um relacionamento mais íntimo com nosso Pai.

Deus ouve suas orações
Às vezes, a vida pode parecer injusta. Pode parecer que nossas orações sinceras ficam sem resposta. Pode parecer que nos foi negada a plenitude das oportunidades e as bênçãos mais sublimes de Deus. Mas nenhuma oração sincera deixa de ser ouvida.

Lute com suas fraquezas não as deixe te desanimar nem tirar você do alvo que é Jesus Cristo. Somente Ele consegue enxergar em suas fraquezas ponto forte para atuação milagrosa. Quando sou fraco ai sim em cristo sou forte “Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.

“Quando oramos acontece uma mudança no cérebro”, a mudança de comportamento e de concentração traz uma sensação zen de tranquilidade de acalanto no coração, uma cascata de neurotransmissores é liberada no cérebro incluindo a dopamina (que regula o centro do prazer), serotonina ( que reduz o estresse) e norepinefrina ( ...

Converse com Deus
Confie-Lhe tudo o que vai na sua mente, reconhecendo que a Sua sabedoria e o Seu tempo são maiores do que os seus. Pode perguntar-Lhe o que Ele deseja que faça. Partilhe com Deus os seus sentimentos sobre outras pessoas. Pode orar pelas necessidades delas, ou perguntar como pode amá-las e ajudá-las.

A primeira delas é o egoísmo – ter o motivo errado. Podemos orar a mais bela oração, mas se o nosso coração estiver no lugar errado, e se formos motivados pelo egoísmo, então Deus não nos ouvirá. A Bíblia nos diz, “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres” (Tiago 4:3).

Confira quais são!

  1. Dedique um momento para oração. Podemos dizer que a oração é o pilar para uma espiritualidade forte. ...
  2. Leia a bíblia. Quando você ora, você fala com Deus. ...
  3. Fique longe de toda negatividade. ...
  4. Pratique o bem ao próximo. ...
  5. Procure estar sempre na presença de Deus.

O fato de a nossa oração não ser atendida imediatamente, não quer dizer que o Senhor nos tenha esquecido. Quem n'Ele espera não se decepciona! Uma máxima latina diz que nossa oração é, por vezes, ineficaz – mali, mala, male petimus –, isto é, pedimos sendo maus (mali), o que é mau (mala), e de maneira má (male).

Agora, veja o que diz o Salmo 86, versos de 1 a 8: “Inclina, Senhor, os Teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito. Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia. Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia.

Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele. Ele não responde apenas para satisfazer nossa curiosidade.

Cansaço espiritual está relacionado com a perda de sentido da vida, independente da religião que a pessoa siga. Entre os sintomas principais estão o medo de morrer, a desesperança, sentimentos de abandono ou até de revolta com Deus.

Estamos tentando fazer as coisas em nossa vida e, muitas vezes, não dão certo, não conseguimos tocar em progressos em nossa própria vida; as situações não se resolvem, os problemas até crescem e ficamos desanimados.

Conversar com um profissional de psicologia pode ajudar muito a reconhecer nossas falhas e o porquê da dificuldade em aceita-las, principalmente quando nosso ego está muito arraigado a conceitos e verdades absolutas.

O ato de bocejar acontece, geralmente, quando se está com sono. Mas um estudo recente revelou que a principal função do bocejo não é alertar que o corpo está cansado. Segundo a pesquisa, bocejar “esfria” o cérebro.

A oração convida o Espírito Santo a estar presente em sua vida. Ao orar diariamente, você convida o Espírito Santo para estar com você, consolá-lo e orientá-lo. O Espírito Santo pode lhe dar respostas, ajudá-lo a sentir o amor de Deus e trazer um sentimento de paz e alegria ao coração.

O fechamento de corpo é baseado em uma oração de proteção que resulta em um corpo protegido. O ritual é feito para afastar o mal — seja ou espiritual, físico ou os dois.

Orar não é somente falar com Deus, mas também ouvir a sua voz. Depois de um bom tempo abrindo o nosso íntimo ao Senhor, é momento de parar para ouvir sua voz. Nesse sentido, de tempos em tempos Deus fala comigo, posso ouvir sua voz, possível somente dentro do quarto fechado a sós com o Senhor.

O melhor é simplesmente retomar a oração, repetindo alguma jaculatória, por exemplo, como a oração do Nome de Jesus (“Jesus, Filho do Altíssimo, tem piedade de mim, porque sou um pecador”). Uma segunda dica: Nunca vá a capela rezar sem algum livro que o possa ajudar na oração.