Porque às vezes a gente vê estrelinhas?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Isso acontece porque a pressão nos olhos acaba ativando as células ganglionares da retina de uma maneira muito semelhante com o que acontece quando elas respondem à luz. Os fosfenos são mais comuns quando fechamos as pálpebras com muita força ou quando esfregamos os olhos.

A origem dessas manchas está na percepção da luz quando, de fato, há pouca ou nenhuma luz entrando nos olhos e isso acontece dentro dos olhos. Ou seja, a pressão estimula as células da retina que fazem com que o cérebro acredite que você realmente está vendo a luz.

Sim, são sempre alarmantes estas queixas chamadas de fotopsias (faíscas e flashes visuais) pois pode indicar problemas sérios como rotura de retina, descolamento de retina ou do vítreo entre outros. Necessária uma avaliação rápida com retinólogo para diagnóstico e tratamento ou acompanhamento, dependendo do caso.

Embora a maioria dos flashes luminosos e moscas volantes não seja séria, pessoas com sinais de alerta devem procurar um oftalmologista o quanto antes. Pode estar ocorrendo uma doença no humor vítreo ou na retina e esperar alguns dias ou até mesmo algumas horas pode levar a uma perda de visão permanente.

Os principais sintomas da pressão baixa são: visão embaçada, fraqueza, taquicardia, sensação de desmaio, sono excessivo, diminuição da energia. É importante ressaltar que a pressão baixa também pode não causar ao paciente qualquer sintoma ou alteração que o faça perceber que há algo de errado com seu organismo.

A visão e o estresse
O estresse, por sua vez, é capaz de provocar espasmos em qualquer musculatura do corpo. Quando submetido a tensão do cotidiano, a musculatura presente no olho pode falhar e desencadear sintomas como dores de cabeça, visão embaçada, ardência ocular e miopia induzida (mudança do grau).

Flashes podem ser sintoma relacionado a descolamento do vítreo (gel que preenche o olho). Ao descolar, traciona a retina e pode gerar o flash. Nossa preocupação é se, ao descolar, ele não está gerando defeitos na retina que podem predispor ao descolamento de retina. Sugiro que procure um oftalmologista.

A causa mais comum de enxergar um pontinho preto que flutua na frente da visão é o descolamento do vítreo, uma gelatina que preenche o olho por dentro.

Flashes ou luzes como faísca nos olhos, devido a posição da retina essas luzes podem aparecer e é um forte indicativo de descolamento da retina. Perda súbita total da visão, é uma condição que assusta o paciente, pois a perda da visão é imediata, porque a retina está totalmente deslocada e fora do lugar.

Então, continue a leitura e saiba quais são as possíveis causas para as moscas volantes!

  1. Envelhecimento. Todas as pessoas estão sujeitas a ter moscas volantes. ...
  2. Miopia. ...
  3. Cirurgia de catarata. ...
  4. Inflamações oculares. ...
  5. Traumas. ...
  6. Descolamento de retina. ...
  7. Doenças vasculares. ...
  8. Descolamento do vítreo.

Alterações na visão seguidas de forte dor de cabeça, enjoo, mal-estar, intolerância a som alto e sonolência são sintomas de uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial: a enxaqueca oftálmica ou enxaqueca retineana, também conhecida como aura visual, que se distingue das enxaquecas clássicas por afetar a ...

Os escotomas cintilantes aparecem como manchas ou pontos brilhantes que flutuam no campo visual (figura 1) e, apesar de afetarem a visão, eles representam alterações neurológicas.

Esses objetos são originados de pequenos detritos de cometa ou mais raramente de asteroides muito pequenos, conhecidos como meteoroides. Quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre, ele tem sua superfície aquecida devido a ablação e a outros processos térmicos.

Mas uma revisão realizada por médicos de instituições americanas apontou que reduzir o consumo de açúcar pode ser tão ou mais importante do que controlar a ingestão de sal. “Os benefícios da redução do sódio e seu efeito de queda da pressão arterial são mais conhecidos.