Porque as veias ficam mais aparentes na gravidez?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A causa são as alterações no equilíbrio hormonal, que fazem as veias ficar mais distensíveis. Esta situação é agravada pelo aumento no volume de sangue - em cerca de 20 por cento, mesmo durante os primeiros meses de gravidez.

Na gestação as varizes estão mais presentes. Isso acontece porque, durante a gravidez, o corpo da mãe produz sangue a mais para sustentar dois organismos, o dela e o do bebê.

A vagina inchada na gravidez é uma alteração comum e normal, mas pode se tornar incômodo para algumas mulheres, principalmente se acompanhada da sensação de vagina quente. Algumas mulheres já possuem lábios mais carnudos naturalmente, e passam a tê-los ainda mais volumosos.

Apesar de ser mais frequente a partir do terceiro trimestre, é um problema que pode aparecer em qualquer momento da gestação e até mesmo durante toda a gravidez.

As grávidas podem (e devem!) colocar pernas e pés para cima sempre que puderem ou estiverem inchadas. O aumento em até 40% no volume de sangue da gestante é um dos responsáveis por isso.

Confira algumas recomendações de como evitar estrias na gravidez e reparar essas lesões!

  1. Hidratação. A hidratação da pele é importante em todas as fases da vida e ainda mais durante a gravidez. ...
  2. Uso de óleos. ...
  3. Massagem. ...
  4. Não utilizar roupas apertadas. ...
  5. Não tomar banhos quentes. ...
  6. Visita ao dermatologista. ...
  7. Cuidado com a alimentação.

Isso é normal. Nos atletas de alta performance ou nos maratonistas, que são pessoas muito magras, também é muito comum a visualização das veias superficiais.

Elas podem ocorrer por uma série de fatores. Por exemplo, quando praticamos atividade físicas, as veias podem saltar devido ao aumento da vascularização e do fluxo sanguíneo na região. As veias podem também ser mais aparentes em pessoas quem tem um baixo percentual de gordura e muita massa muscular.

Causas que podem originar a pré-eclâmpsia
Fluxo sanguíneo insuficiente para o útero; Alterações/Lesões nos vasos sanguíneos; Alterações no sistema imunológico; Dieta pobre em nutrientes essenciais.

“A gestante e a puérpera devem estar atentas a sintomas como dores em pernas, coxas, braços e abdômen, inchaço, endurecimento, mudança de coloração (azulada ou avermelhada) e calor no local, pois esses podem apontar para uma possível trombose venosa profunda”, ressalta a Dra. Joyce Annichino.

Com as alterações hormonais, físicas e emocionais que a gravidez traz, é comum que a mulher sinta modificações na libido. Isso significa que a gestante pode ter mais ou menos desejo sexual nesse período, e ambas as situações são normais. Além disso, o desejo também pode variar conforme a gravidez avança.

Durante a gravidez há mudanças hormonais que direcionam o fluxo sanguíneo para as membranas mucosas e pode inchar temporariamente o nariz. Mas é esperado que até no máximo 6 meses após o bebê nascer, o nariz volte ao normal.

Os mamilos, axilas, aréolas, genitálias, períneo, ânus, parte interna das coxas e pescoço e, a mais comum, linha média abdominal (também chamada de linha nigra) podem escurecer. No caso dos mamilos e linha nigra, principalmente após o parto. Além disso, cicatrizes, nevos e lentigos também podem sofrer escurecimento.

Tudo bem, sabemos que a gravidez dá sono e moleza, principalmente no primeiro trimestre.