Porque as roupas da Zara são caras?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 3 de maio de 2023
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No caso da Zara, há fatores ligados à operação no Brasil. O país é caro sobretudo para companhias estrangeiras. O dólar alto é um fator que torna as peças mais caras no caso de itens importados e não produzidos no Brasil, assim como fatores como a carga tributária complexa considerada alta para alguns produtos.

Fast Fashion: o segredo do sucesso da Zara
Muitos dizem que é por causa do conceito de fast fashion (tradução livre: moda rápida) e como Amancio Ortega trabalhou anos em uma camisaria, desde de cedo ele percebeu que era preciso trabalhar com agilidade se quisesse atender a todos os desejos dos clientes.

Entre os países onde os consumidores vão encontrar as roupas mais baratas da Zara, estão a matriz, a Espanha, que é o quarto endereço da lista com os preços mais baixos, e outros europeus próximos de lá e de suas fábricas, como Portugal (3º) e a Grécia, a primeira mais barata do ranking.

De acordo com dados de visitas mensais da Similarweb, o principal concorrente de zara.com em julho 2023 é asos.com, com 77.5M visitas. zara.com O 2º site mais parecido é bershka.com, com 14.9M visitas em julho 2023 e em 3º lugar temos urbanoutfitters.com com 14.4M.

A Zara segmenta seus departamentos por sexo e idade, possuindo os seguintes departamentos: feminino, masculino, infantil e jovem. Seu público-alvo são mulheres de 18 a 35 anos (CHRISTOPHER, 2007). Os segmentos de seus clientes são compostos de consumidores inovadores e seguidores rápidos da moda (COBRA, 2007).

Algumas marcas tem um bordado específico, ou logotipo com um desenho e tecidos específicos. Além de zíperes e botões, o material da peça ou item, a costura e até mesmo a etiqueta tem detalhes específicos que remetem a marca. Assim é mais fácil distinguir os itens falsificados, de má qualidade, do original!

A maior parte das roupas fabricadas pela Zara no mundo é enviada para três grandes centros de cistribuição da Espanha. De lá, as mercadorias são distribuídas, por navio ou avião, para os 96 países onde a companhia opera.

Fast-Fashion

O Modelo de Negócio da Zara é conhecido como Fast-Fashion pois se baseia em duas estratégias fundamentais: armazenar menos mercadorias e atualizar suas coleções com frequência.

Um dos diferenciais da Zara é que ela oferece produtos que são tendência, com um design aprimorado, a um preço acessível. As lojas sempre foram a melhor publicidade da marca: modernas, espaçosas, bem iluminadas e elegantes.

A indústria do 'fast-fashion' está a crescer no Brasil.

A empresa, uma das maiores do fast-fashion, inaugurou na passada sexta-feira, 7 de abril, a sua maior loja em todo o mundo. O espaço de aproximadamente 65 mil metros quadrados situa-se na capital espanhola, Madrid, bem em frente a El Corte Inglês, maior loja de departamento do país e uma concorrente direta.

O saldão da Zara já tem data pessoal, dia vinte e três, sexta feira. começa a liquidação nas lojas físicas. e dia vinte e dois.

A cada ano, a Zara surpreende seus clientes com descontos irresistíveis em suas liquidações. Em 2023, não será diferente. Os amantes da moda poderão aproveitar preços mais baixos em uma seleção incrível de roupas e acessórios.

Zara, Stradivarius, Bershka, Lefties, Pull & Bear, Oysho e Zara Home, pertencendo à mesma empresa, apresentam a mesma data. Espera-se que os preços sejam reduzidos no dia 21 de junho, no site e na aplicação de cada retalhista, e no dia seguinte chega também às lojas físicas.

Zara: do filme “Zorba, o grego”
Originalmente, o fundador da Zara, Amancio Ortega, nomeou sua empresa em homenagem a um filme de 1964 - Zorba, o grego.

A Zara se desculpou e retirou os produtos das lojas. Em 2017, a marca foi condenada pelas condições de trabalho análogas à escravidão às quais submetia seus trabalhadores da fábrica", cita.

Grupo Inditex

Pertence ao Grupo Inditex, que também detém outras marcas tais como: Massimo Dutti, Pull and Bear, Oysho, Bershka, Stradivarius, Uterque, Kiddy's Class além da Zara Home (linha para a casa, presente em alguns países).

Amancio Ortega

Amancio Ortega, dono da varejista Zara, caiu 12 posições na lista de bilionários da Forbes em 2022, tornando-se o 23° homem mais rico do mundo.

A Zara anunciou esta semana que entrará no mercado de revenda. Os clientes poderão revender suas roupas compradas na marca e agendar reparos no site ou aplicativo da empresa.

O grupo produz, no mundo, até 65 mil novas coleções por ano, e conta com uma incrível organização logística, que entrega as roupas mais recentes às suas lojas pelo menos duas vezes por semana.