Porque as refeições prontas congeladas são tão prejudiciais para a saúde?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 17 votos

A maior parte das refeições prontas congeladas traz malefícios para a saúde, pois a indústria normalmente utiliza carnes de baixa qualidade e ingredientes ricos em gordura e sal para melhorar o sabor do alimento congelado e reduzir os custos de produção.

A marmita congelada é uma excelente opção para quem deseja uma alimentação mais saudável e, para isso, está mudando seus hábitos. Elas são práticas para se consumir no dia a dia, podem ser levadas para outros lugares e te ajudam a poupar tempo cozinhando durante a semana.

As comidas prontas congeladas vão muito além da praticidade e podem te ajudar a manter uma alimentação saudável, no dia a dia com muito mais sabor. Tudo isso com o melhor custo-benefício para o seu bolso e a grande vantagem de reduzir o desperdício de alimentos.

O alimento gelado tem uma tendência de contrair os vasos, reduzindo o porte de sangue e também o desconforto durante o processo, seja infeccioso, irritativo, alérgico até não pós-operatório”, aponta.

Na parte dos contras teremos que: cerca de 10% dos nutrientes, proteínas, minerais e vitaminas podem ser perdidos com o congelamento. Por outro lado, para alguns alimentos, uma parcela semelhante de perdas ocorre com o próprio cozimento.

Esquentar a comida no forno micro-ondas é uma estratégia bastante prática para quem está com pressa e precisa requentar ou descongelar algo que já estava pronto. A boa notícia é que usar o micro-ondas é completamente seguro para a saúde, desde que o alimento esteja em um recipiente adequado, preferencialmente de vidro.

O ideal para congelar comida pronta é manter as marmitas sempre em pequenas quantidades em recipientes de vidros ou plásticos, pois mantêm mais a conservação do alimento, podendo permanecer congelados de de três a 12 meses.

Assim, o ideal é optar por alimentos como carnes, sopas, arroz, feijão, molhos, purês, legumes e verduras. Evite alimentos crus e alimentos derivados do leite, como iogurtes, creme de leite e maionese, já que estragam com mais facilidade.

Certo, você já se convenceu de que é legal levar comida para o trabalho, mas não adota o hábito porque não tem onde esquentar a marmita… Com um pouco de engenhosidade e disposição para experimentar marmitas frias, dá para contornar esse problema.

As marmitas congeladas ainda oferecem o benefício de manter o sabor da sua comida por muito mais tempo. Contudo, congelar alimentos não mata os nutrientes da refeição e nem altera o seu sabor. Caso a sua preocupação seja com a qualidade de saladas ou carne na sua refeição, não precisa ter medo.

O ideal (e melhor opção) é congelar os alimentos em um pote hermético de vidro temperado, aquele que no congelamento ou descongelamento não trinca ou racha.

Comer as sobras frias, como pizzas, é um hábito desaconselhado pelos especialistas.

Muita gente pensa que por estar congelado, tal alimento não vence, ou seja, não se torna impróprio para o consumo. Contudo, isso não é verdade. Para que a sua saúde não fique comprometida, o recomendado é consumir alimentos congelados no máximo até três meses depois que eles forem levados ao freezer.

Se esses alimentos não forem aquecidos a uma temperatura interna segura, as bactérias podem sobreviver e causar intoxicação alimentar, o que pode levar a quadros mais graves de saúde, especialmente em grupos vulneráveis, como crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Toda comida congelada faz mal à saúde
Pra garantir uma alimentação de qualidade, é preciso ter pratos balanceados, variados, coloridos, ricos em nutrientes e sem aditivos, como conservantes, corantes e aromatizantes. Ou seja, uma refeição congelada feita de modo caseiro e com alimentos “de verdade” não faz mal à saúde!

Legumes congelados são sim saudáveis e possuem a mesma quantidade de nutriente do que original.

Quais os melhores alimentos para congelar? Entre as verduras, legumes e hortaliças, as melhores opções para serem congeladas são: brócolis, cenoura, milho, espinafre, salsinha, cebolinha, mandioca, beterraba e pimentão. O tomate pode ser congelado na forma de molho que ficará uma delícia.