Porque as portas USB pararam de funcionar?

Perguntado por: amoura6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O dispositivo USB pode parar de responder devido a uma condição de corrida no recurso Suspensão Seletiva. O recurso Suspensão Seletiva suspende o dispositivo USB para manter de forma eficiente a energia da bateria permitindo que o computador desative esse dispositivo.

O problema é quando a carga parece que nunca vai chegar aos 100% ou descarrega rápido demais. Esses sinais podem ser consequências do uso de carregadores de má qualidade ou com defeitos que atrapalham um carregamento eficaz.

O Windows pode não ter outras atualizações importantes de hardware ou pode ter problemas de software. Seus controladores USB podem estar instáveis ou corrompidos. Sua unidade externa pode estar em estado de suspensão seletiva. A placa-mãe do seu PC talvez precise de drivers atualizados.

  1. Vá para Configurar.
  2. Digite USB na barra de pesquisa.
  3. Deslize para baixo e toque em Configuração de USB padrão.
  4. Toque em Configurar USB padrão.
  5. Escolha a opção desejada. Transferir arquivos. USB tethering. MIDI. PTP. Sem transferência de dados.
  6. Toque na seta para voltar assim que terminar.

Com um cabo USB, conecte o smartphone ao computador. No smartphone, toque na notificação "Carregando este dispositivo via USB". Em "Usar USB para", selecione Transferência de arquivos. Uma janela do Transferência de arquivos do Android é aberta no computador.

Para baixar e atualizar um driver por conta própria

  1. Abra o Gerenciador de Dispositivos clicando no botão Iniciar. ...
  2. Na lista de categorias de hardware, encontre o dispositivo que você quer atualizar e clique duas vezes no nome do dispositivo.
  3. Clique na guia Driver, clique em Atualizar Driver e siga as instruções.

Se você expandir, a mensagem informa que há Sobrecarga de energia na porta USB: um dispositivo USB apresentou defeito e ultrapassou os limites de energia de sua porta de hub. Você deve desconectar o dispositivo.

As conexões USB são divididas em tipos A, B e C. Tipo-A e Tipo-B são subdivididos em subcategorias mini-USB e micro-USB. O mini-A e o mini-B foram descontinuados após a introdução do micro-USB porque o micro-USB tinha metade do tamanho das mini variações, mas era igualmente capaz.

Por fim, há um teste simples para verificar se há algum problema com o cabo ou com o conector. Conecte o carregador ao notebook e faça alguns leves movimentos com o cabo ele. Se o notebook não permanecer alimentando a bateria, provavelmente há algum problema de mau contato.

O que você pode fazer é usar um bombril (palha de aço) umedecido com um pouco de água de detergente esfregando suavemente e depois de secar bem, fazer um teste. Talvez vão sugerir WD40 (desengripante) mas não considero pois ele é levemente gorduroso ou umedecer com um pouco de álcool isopropílico.

Os dispositivos USB conectados recebem alimentação pelo cabo. Para cada segmento USB é fornecido no máximo 5V de tensão e 500mA. A energia fornecida é gerenciada pelo software de controle do dispositivo. Quando um hub é usado essa corrente de 500mA é dividida por todos os dispositivos conectados a eles.

1º passo: Vá no Menu Iniciar e digite "regedit" (sem as aspas) na barra de Execução do Windows. 2º passo: Com isso você irá entrar no editor de registros do Windows. Dentro desta nova janela procure por: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services/USBSTOR.

Ligue os computadores e clique imediatamente em F10 para entrar no BIOS. Na guia Security (segurança), use as setas para cima e para baixo para selecionar USB Security (segurança USB) e pressione Enter. Uma lista de portas USB e seus locais será exibida.

A porta Universal Serial Bus (USB) simplifica as conexões entre os dispositivos periféricos e seu computador ou laptop.

Em sites de assistências técnicas é indicado que o usuário embebe um cotonete em um recipiente com o álcool – indicado por conter apenas 1% de água em sua composição – e passe delicadamente na entrada do conector. Isso fará com que o algodão absorva a sujeira, uma vez que o produto ajuda a amolecer a crosta.

Quando você encontrar um tubo de termorretração com o tamanho do seu cabo danificado, coloque-o dentro do tubo e use um isqueiro ou um secador de cabelos na temperatura mais alta para ativá-lo. O calor fará com que a tubulação encolha e se agarre ao cabo, imobilizando e reforçando a área danificada.