Porque as pessoas usam branco na Umbanda?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O branco é sua cor pelo fato de preceder o nascimento e por estar conectado à concepção, sendo o grande provedor do poder procriador masculino. No momento da alvorada, exatamente quando a abóbada celeste reaparece, faz-se o culto a Oxalá.

Oxalá

"No candomblé, Oxalá é representado pela cor branca, tem como dia da semana às sextas-feiras, e é considerado o criador dos seres vivos.

Nas roupas o branco usado como base para outras cores traz harmonia. Use para comunicar humildade e pureza. Uma pessoa que usa branco transmite a imagem de uma pessoa confiável e verdadeira. Também é bom para mostrar simplicidade, assim como perfeccionismo e dignidade.

O branco é sua cor pelo fato de preceder o nascimento e por estar conectado à concepção, sendo o grande provedor do poder procriador masculino. No momento da alvorada, exatamente quando a abóbada celeste reaparece, faz-se o culto a Oxalá.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé. Essa guia pode ser adquirida nos templos, onde são feitas dentro de preceitos ritualísticos para lhes conferir força espiritual.

Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó. Usa o "ponpo òpin" (lança pontiaguda). Evocação: "Alabó aso funfun!" (Guardião de roupa branca!).

em algumas nações de candomblé e na umbanda quarta é dia de Oyá e Xangô. de qualquer forma, babalorixás/yalorixás costumam aconselhar a não vestir preto, independentemente do dia.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim. Ogum – São Jorge. Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio. Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.

Nos Candomblés de origem Banto, na sexta-feira santa é feito o ritual da "Kura" (fechamento de corpo). Este ritual era praticado pelos Ndembu de Luanda pelo nome de "Nkula", para purificá-los.

Na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Orixás, ou em festas pela capital federal, a cor mais comum é o branco, que simboliza paz e harmonia. Essa tradição surgiu por influência das religiões afro-brasileiras, como umbanda e candomblé.

Chamado de Senhor da criação, tudo de Oxalá é branco, representando assim a pureza e a ética moral da qual Oxalá é revestido. Desta forma, além de representar a pureza, o branco também é usado em sinal de respeito à importância hierárquica de Oxalá no principio criador.

Com o passar dos anos, o significado por trás da utilização de branco também acabou mudando para alguns brasileiros. Parte da população não usa a cor com fins religiosos, mas sim por acreditarem na representação de prosperidade, paz e boas energias para o novo ciclo que está prestes a se iniciar.

Roupas e sapatos
O terreiro é um local sagrado, tal como outra instituição religiosa. Para ele se reserva o máximo de respeito. Sendo assim, roupas curtas, muito justas, transparentes e decotadas não condizem com o ambiente. Recomenda-se de forma geral, roupas confortáveis, brancas ou claras.