Porque as pessoas traem no casamento?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Muitas vezes, as pessoas traem pois buscam a satisfação de vários desejos, como o desejo pela novidade, pela autonomia e por resgatar partes perdidas de si mesmo. Quando busca a atenção do outro, nem sempre está virando as costas ao parceiro, mas à pessoa que se tornou.

Infelizmente a resposta para essa pergunta é sim, quem ama trai. Não importa o tipo de traição que você ou seu parceiro tenha experimentado, emocional ou física, esse é um assunto que pode ser muito difícil de resolver e superar. Afinal, vamos ser sinceros: pode ser emocionalmente desgastante e devastador.

Para a psicanalista Gabriela Seben, é mais comum que a infidelidade aconteça quando há um desgaste na relação ou se algo não anda bem. Ela pode ser ocasionada pela insatisfação sexual de um dos cônjuges, a falta de admiração pelo outro ou até mesmo pela busca da autoestima, por exemplo.

Cerca de 47% dos usuários afirmaram que a traição se inicia quando um dos parceiros envia uma mensagem de texto, um e-mail ou um recado virtual (em uma rede social, por exemplo) sem o conhecimento do outro. Esse tipo de definição foi o mais citado pelos entrevistados. Em segundo lugar, ficam as relações sexuais.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

Traiu uma vez, trairá sempre
Ao final do experimento, os participantes que reportaram serem infiéis no primeiro relacionamento tinham três vezes mais chances de serem infiéis na segunda relação. E ser traído parece que é uma constante também.

Com base nas informações do site Ashley Madison, dedicado a casos extraconjugais de pessoas comprometidas, os homens que mais traem são os que têm 29, 39, 49 e 59 anos. Fique de olho, portanto: o término de um ciclo de 10 anos de vida costuma mexer com as fantasias masculinas.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

Por exemplo, quando se percebe sinais de arrependimento de uma traição claros, bem como os sentimentos estruturantes de uma relação ainda se mantêm fortes como o afeto, a cumplicidade e o companheirismo pode ser que o relacionamento retome e se fortaleça.

A decisão de manter ou não o relacionamento após uma traição é somente sua. Mesmo que você opte pela separação, é importante perdoar para que você possa deixar essa situação no passado e retomar a sua vida sem ressentimentos. Encare o perdão como algo benéfico para você, e não somente para a pessoa que te traiu.

Uma pesquisa realizada pela Ashley Madison, plataforma líder em relacionamentos extraconjugais, tentou mapear o que motiva os adúlteros e traírem seus parceiros. Realizada com 1.080 usuários entre 22 de novembro de 2018 e 21 de janeiro de 2019, a pesquisa apontou que quem trai se sente mais feliz.

A origem do medo de ser traído
Muitas vezes o que está na origem deste medo são pensamentos sobre não ser suficientemente bom ou não ser amado pelo parceiro. A pessoa tem crenças negativas sobre si própria (podem não ser conscientes), por exemplo, crenças de insuficiência, de não ser merecedor, ou de não ser amado.

Traição pode gerar indenização por danos morais
Caso a traição tenha causado prejuízos emocionais ou psicológicos, o cônjuge traído poderá processar o outro por danos morais. Contudo, a infidelidade por si só, sem os danos mencionados não costuma ser julgada de forma favorável a quem abre um processo.

A insatisfação com o relacionamento também pode levar algumas pessoas a traírem. Pesquisas indicam que as principais causas para as mulheres traírem são a falta de intimidade emocional, a falta de comunicação, o cansaço, traumas ligados a sexo ou abuso e falta de interesse no sexo com o parceiro atual.

Alguns sinais de traição clássicos ainda são muito evidentes, como preocupação excessiva com bem-estar do companheiro ou companheira. Flores e presentes sem motivo, surpresas e até mesmo curiosidade sobre os caminhos e compromissos nos próximos dias também costumam ser sinais de traição.

O teste de traição pode ajudar a elucidar algumas atitudes que são comuns em pessoas infiéis e que podem passar despercebidas.
...
Nas tarefas domésticas ele(a):

  1. Só ajuda depois de muita insistência;
  2. Às vezes faz a limpeza, mas geralmente só se eu pedir;
  3. Está muito cuidadoso e prestativo(a), como nunca vi antes.

mSpy

1. mSpy. Este é um dos aplicativos para descobrir traição no WhatsApp, pois é um aplicativo de monitoramento de celular que ajuda as pessoas a rastrear o WhatsApp de outras pessoas. Funciona em Android e iOS.

Segundo a psicóloga Olga Tessari, há vários motivos: carência, necessidade de afeto e atenção, entre outras coisas. “Ela acredita não ser capaz de encontrar outro homem como ele, pois vê nele o ideal de homem que ela tanto busca”, disse Olga Tessari.

De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, (2001) uma das definições dadas para “traição” é, por analogia, “infidelidade no amor”. Já a palavra “infidelidade”, está definida mais precisamente como “falta de respeito, de fidelidade àquilo com que se deveria estar comprometido”.

Segundo pesquisa realizada pelo maior site Ashley Madison, a possibilidade de traição aumenta entre os 40 e 50 anos de idade.

Escorpião. O signo mais infiel. É o signo que representa o desejo, o sexo e a paixão.