Porque as pessoas sempre me excluem?

Perguntado por: lcruz . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Algumas pessoas sentem que são excluídas, acreditam que os outros não gostam dela, não a querem por perto. É preciso perceber que às vezes são elas que se excluem das relações, justamente pelo medo de serem rejeitadas ou mal interpretadas. A pessoa insegura se preocupa muito com o que os outros pensam.

Por exemplo, se esses amigos o excluem constantemente das atividades, tente conversar em particular com pelo menos um deles. Talvez eles não tenham agido assim de propósito, e uma conversa para alertá-los dos seus sentimentos poderá provocar uma mudança de comportamento. Tire uma folga.

Significado de Excluído
[Figurado] Pessoa que foi privada dos direitos básicos: os excluídos da sociedade. Etimologia (origem da palavra excluído). Part. de excluir.

É verdade que cada pessoa é diferente e há aqueles para os quais bastará o vínculo familiar ou do companheiro ou companheira. Outros podem até se sentir realizados na sua própria solidão. No entanto, isso não é normal nem recomendado.

Se você sente que as críticas de sua amiga estão lhe trazendo para baixo, esse pode ser um sinal de alerta. Ela tem muitas opiniões de como você deve ser e agir, mas nunca olha para si mesma e não procura mudar se você a aconselha em algo também. Ela está sempre certa e você errada. Você nunca sabe o que irá acontecer.

Para aprender a lidar com a rejeição, você precisa aceitá-la. Aceitar a realidade como ela é não implica em se resignar tampouco silenciosamente concordar com quem lhe causou mal. A aceitação é uma forma de conceder permissão a si mesmo para seguir em frente, deixando a situação incômoda no passado.

Para concluir, se você sente que não se encaixa, a primeira coisa que pode fazer é reduzir essa angústia. Gerenciar os medos, polir as inseguranças e dar brilho ao seu próprio senso de si e ao músculo da autoestima são ações que vão nos ajudar a encontrar o nosso lugar.

Procure ajuda psicológica. E fale a respeito. É importante entender como você sente em relação a isso, se te incomoda, se lhe traz algum sofrimento. O convívio com outras pessoas nem sempre é fácil, pois envolve trocas, que podem ser de afetos, sentimentos, cumplicidade, alegrias, tristezas, dentre outras.

Há várias outras coisas que podem provocar tal hecatombe: fofoca, traição, inveja, política, futebol, facebook, ambição, viagem em turma, distância, conta do restaurante e etecéteras. Se a amizade vai acabar, que seja por causa nobre: o amor.

Fale coisas positivas de si.

  1. Perceba os pensamentos ao longo do dia, principalmente quando o assunto for a amizade que não deu certo. Por exemplo, você pode ouvir essa pessoa fazendo planos com outro amigo seu e pensar: "Acho que não sou bom o bastante para ser amigo dele."
  2. Pare e redirecione os pensamentos.

Muitas vezes não identificamos uma amizade falsa até que uma situação extrema aconteça, pois não era algo esperado.
...
Através de gestos e palavras podemos saber se a pessoa está mentindo.

  1. Fazer muitas críticas. ...
  2. Agir por interesse. ...
  3. Nunca está disponível. ...
  4. Manipulação. ...
  5. Egocentrismo.

A pessoa que passa por algum tempo sofrendo com sentimento de rejeição pode em algum momento associar outros sentimentos como por exemplo, abandono, fracasso, privação emocional, indesejabilidade social, busca de aprovação, pessimismo, etc. Pode se isolar e perder oportunidades de relacionamento e convívio social.

Rejeitar significa resistir, desprezar ou recusar algo ou alguém. Não dá para desprezar o fato de que a rejeição é uma das feridas emocionais mais profundas e difíceis de lidar. A rejeição se faz presente em diferentes âmbitos da vida social. Pode ser amor, trabalho, amigos, família.

Quando algo lhe é negado ou percebe um comportamento “estranho” de alguém próximo, o indivíduo complexado inconscientemente acredita que o passado está prestes a se repetir. Assim, já se arma contra a possível ameaça a sua autoestima e saúde-mental. Essa reação também revela uma grande necessidade de agradar o outro.

Gera pobreza, miséria, mortalidade, aumento do desemprego, aumento da violência e marginalização de parte da sociedade. Ainda que a desigualdade social no Brasil tenha diminuído nos últimos anos, o problema da exclusão social é notório em diversos locais do país.

8 maneiras de fazer mais amigos

  1. Esteja disposto a conhecer pessoas novas. A primeira dica é a mais importante! ...
  2. Seja você mesmo. ...
  3. Saiba que tipo de pessoas te fazem bem. ...
  4. Conheça lugares novos. ...
  5. Faça coisas que você ama e desenvolva hobbies. ...
  6. Demonstre que se importa. ...
  7. Ouça a outra pessoa. ...
  8. Mantenha contato.

Formas de identificar uma pessoa verdadeira

  1. É responsável. Uma pessoa verdadeiramente íntegra assume responsabilidades, mesmo que elas pareçam difíceis. ...
  2. Sabe criticar. Este tópico possui duas extremidades: a crítica honesta e a exacerbada. ...
  3. Tem humildade. ...
  4. Dá confiança. ...
  5. Te coloca para cima.

A exclusão numa amizade
Os amigos podem excluir-te de algo quando tenham alguma questão por resolver. Algumas pessoas podem não ser muito boas a expressar os seus sentimentos e comportam-se de uma forma infantil ao invés de resolver diretamente o assunto.

O medo de rejeição impõe muitas limitações na vida das pessoas. Ele não é vivenciado da mesma forma por todos, por isso, não é um receio fácil de identificar. Entretanto, ele quase sempre afeta a saúde dos relacionamentos interpessoais e a autoimagem.