Porque as pessoas se curvam no Japão?

Perguntado por: esales . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

"Curvar-se cerca de 30 graus (keirei) é comum para demonstrar respeito a alguém mais velho ou com cargo superior ao seu. Já a forma mais respeitosa é a reverência de 45 a 70 graus (saikeirei), que demonstra profundo respeito ou arrependimento".

No geral, a reverência é utilizada para se colocar diante do interlocutor demonstrando que você não é uma ameaça e, principalmente, que existe uma postura de respeito. Esse costume surgiu a partir da tradição budista e passou a ser utilizado por toda a população, tornando-se parte essencial da etiqueta nipônica.

Nada de aperto de mão ou “beijinhos”. No Japão, a forma mais comum de cumprimento é a reverência oriental, conhecida como ojigi, que significa literalmente “arco”. Acredita-se que esta reverência passou a ser usada em algum momento durante os períodos Asuka e Nara (538-794 dC) com a introdução do budismo chinês.

O documento que comprova a sua descendencia é o Kosseki Tohon, que é um documento que toda familia japonesa tem, pois é o registro geral do Japão, então as pessoas que vieram do Japão tem este documento e a partir deste se traça a linha da familia definindo assim as gerações (Nissei, Sansei, Yonsei).

[Figurado] Sujeitar-se; submeter-se; humilhar-se: curvo-me perante o dever.

Os Samurais.
O Que fazia todo sentido para um samurai que precisava botar medo em seu adversário. Já para um cidadão comum, um japonês que vive o seu dia a dia, ele realmente não precisa transmitir esse tipo de aparência, esse ar temeroso. Então por isso não era comum que a sociedade japonesa masculina tivesse barba.

“As mulheres asiáticas e italianas, em maioria, por questões de vaidade não aceitam a perda de pelos, que está associada ao envelhecimento e recorrem ao implante na região íntima. A queda dos fios na região acontece geralmente depois da menopausa”, explica a tricologista com especialização em implante capilar.

Têm poucos pêlos no corpo? A característica está ligada aos fatores genéticos e hormonais de cada raça. “Eles têm poucos pêlos no corpo, mas seus cabelos são mais grossos e lisos”, diz a dermatologista Denise Steiner. Fatores como clima e alimentação não influem.

Segundo Kenji Shibuya, professor do departamento de política global de saúde da Universidade de Tóquio, as razões da longevidade japonesa têm tanto a ver com o acesso a medidas de saúde pública quanto a uma dieta equilibrada, educação, cultura e também atitudes de higiene no dia-a-dia.

Respeito e individualidade
Quem conhece a cultura nipônica sabe que os japoneses são extremamente educados e respeitosos. Além disso, valorizam a individualidade e privacidade de cada um. Entender que as pessoas são diferentes, com realidades, perspectivas e objetivos distintos, é fundamental.

Esse comportamento é muito bem ilustrado em animes ou doramas, onde os personagens mais elegantes ou tradicionais colocam a mão na frente da boca quando riem. Essa é uma reação natural por causa das normas sociais, muito semelhante à forma como eles abrem a boca em formato de “O” e colocam a mão na boca.

1 – Um bom lugar para se morar
O Brasil tem cerca de 1.5 e 2.5 milhões de japoneses e descendentes de japoneses, e isso pode ser uma certeza que eles achamo Brasil um bom lugar de se morar. Falando nisso, confira a nossa lista com as 6 coisas que são comuns para nós e completamente bizarras para os orientais.

De acordo com a evolução humana, esse formato de rosto surgiu há mais de 100 mil anos como forma de proteção do corpo. As regiões onde essas sociedades habitavam eram mais frias e lidavam com a grande luminosidade provocada pelo reflexo do Sol na neve – a chamada radiação ultravioleta.

Os japoneses são um pouco mais altos do que os chineses. Medem cerca de 1,69 m.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético.

Flexível é o que se pode dobrar ou curvar, arquear.

Significado de flexível
Que se consegue curvar ou dobrar facilmente. Que demonstra agilidade ou elasticidade; elástico: gestos flexíveis. [Figurado] Que pode ser manejado com facilidade; domável.