Porque as pessoas gostam de coisas antigas?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Algumas pessoas se identificam mais, outras menos, mas, de alguma maneira, elas sempre têm alguma conexão com o passado, seja no interesse pela música ou pela moda, até nos gostos por objetos antigos. Não há alguém que não tenha boas recordações quando vê algo “antiguinho”.

Significado de Saudosista
substantivo masculino e feminino Quem tem um gosto exagerado por coisas ou momentos do passado. Quem prefere valorizar coisas que já não existem. Algo ou alguém que mantém o saudosismo ou o adota.

Arcaica: 2 arcaica, antiquada, obsoleta, passada, desusada, imemorial.

O vintage, por sua vez, diz respeito a tudo que tenha ao menos vinte anos, mas menos de 100. Para ser classificado como tal, o elemento, então, deve estar nessa faixa de 80 anos. É um estilo de vida recuperado das décadas de 1920 a 1960.

O estilo vintage é baseado em peças antigas, sejam roupas, calçados ou acessórios que ditaram a moda entre os anos de 1920 e 1970. Essas relíquias podem ser encontradas em brechós ou até mesmo no guarda-roupa da sua avó.

Mais opções de cores
É claro que dentro do universo das cores vintage, dourado, marsala e verde musgo não são as únicas que compõem. Existem muitos outros tons e combinações que irão remeter a esse estilo tão elegante e marcante na decoração.

É difícil ter essa percepção sozinho. Quem teve experiências ruins no passado, tem dificuldade para esquecer a dor que sentiu. Com o tempo, as lembranças ruins podem até mesmo se tornar reconfortantes e originar o medo de viver novas experiências, mesmo que sejam boas.

Segundo o que apontam os psicólogos, um dos motivos mais comuns para uma pessoa se sentir conectada ao passado é por alguma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.

As razões para voltar a um antigo amor podem ser muitas, por exemplo, o conforto daquilo que já conhecemos pode ser um grande motivo, assim como o desconforto em abraçar novas relações por medo do desconhecido. Há ainda o perseguir de um projeto de vida, de um sonho, de algo que um dia idealizamos com aquela pessoa.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Sacripanta (patife, pilantra) Basbaque (pessoa ingênua, simplório, tolo) Chumbrega (de má qualidade, ordinário) Sirigaita (mulher espevitada, pretensiosa)

Que existe ou que data de longo tempo; velho: um costume antigo. Que existiu outrora, em outro momento ou época passada: a antiga Grécia. Que não está mais em atividade; obsoleto: um antigo prefeito.

A moda vintage é algo verdadeiramente antigo, mas que é facilmente usado atualmente, já que permanece em alta na moda. Além disso, para uma peça ser considerada vintage, é preciso que tenha, no mínimo, 20 anos de idade. Por outro lado, o retrô se define por ser o novo com um aspecto antigo.

A nossa história começa em 1955, com o crescimento da popularidade do programa de TV Davy Crockett: King of the Wild Frontier. Naquela época, a tendência entre os homens era usar o chapéu de pele igual ao do protagonista, Fess Parker.

Se fossemos resumir o estilo old money, poderíamos dizer que se trata de elegância discreta. São peças de alta qualidade, normalmente em tons opacos e neutros, que transmitem sofisticação nas produções. Para isso, alguns itens chave desse estilo são: Blazers: Blazers com modelagens inspiradas nos anos 50 e 60.

Entre os sete estilos universais estão: natural esportivo, tradicional, elegante, romântico, criativo, sexy ou dramático urbano.