Porque as pessoas gesticulam ao falar?

Perguntado por: amendes2 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A importância de gesticular durante a fala. Estudos mostram que 93% da comunicação entre pessoas são feitos via linguagem corporal. É por meio dos gestos que conseguimos estimular o canal visual dos ouvintes, aumentando as chances de eles reterem melhor e por mais tempo as informações que estamos transmitindo.

Gesticulação excessiva
Tente manter os braços dobrados na altura da costela e faça movimentos leves apenas para enfatizar algo que está sendo dito, desta forma você não assusta o entrevistador e não fica imóvel.

A comunicação não verbal, por definição, é aquela que não utiliza palavras. Ou seja, outros elementos, como gestos, expressões faciais, postura e imagem pessoal servem para transmitir uma mensagem.

A linguagem corporal já é utilizada no diagnóstico da depressão. Gesticular enquanto fala - o famoso "falar com as mãos" - é comum em todo o mundo, entre todas as culturas.

Significado de Gesticular
verbo intransitivo Fazer muitos gestos e se expressar por meio deles: tenho um amigo que se expressa melhor gesticulando.

15 sinônimos de gesticular para 1 sentido da palavra gesticular: Fazer gestos: 1 acenar, bracear, bracejar, acionar, agitar, avisar, chamar, cumprimentar, menear, mimicar, mostrar, mover, movimentar, oscilar, saudar.

Gesticule enquanto fala (sem exagerar)
Gestos são permitidos – e até aconselháveis – caso acrescentem expressividade à sua fala. Mas é bom ser econômico. “Gesticular demais pode tirar a atenção do recrutador sobre a sua fala e transmitir uma ideia de que você é uma pessoa pouco equilibrada, muito teatral”, diz Camargo.

Mãos pequenas: refletem uma personalidade bastante atenta e observadora. Mãos grandes: revelam preocupação excessiva com os detalhes de tudo. Mãos estreitas: indicam uma pessoa conservadora em suas ideias. Mãos largas: demonstram uma mente aberta a novidades.

Se alguém repete o gesto frequentemente, talvez seja um indicativo de falta de entendimento ou de confusão, estresse ou até frustração. 3. Piscar os olhos com mais frequência. Obviamente, todos nós piscamos os olhos, já que se trata de uma necessidade fisiológica.

Nós estamos sempre nos comunicando por meio de quatro tipos de métodos de comunicação. Há comunicação verbal, não-verbal, escrita e visual. Compreender o uso dessas quatro categorias é essencial para entender o significado da comunicação e melhorar suas habilidades.

O que a psicologia diz sobre a linguagem corporal? A psicologia é uma das ciências do comportamento humano que mais se dedica a estudar a linguagem corporal por entender que até os atos aparentemente inconscientes têm uma razão de ser e de se manifestar.

Como entender a linguagem corporal
É preciso observar expressões faciais, contato visual, posturas, ações de mãos e pés, o movimento e a colocação do corpo, a aparência e o passo enquanto alguém caminha em sua direção. Todo gesto está comunicando alguma coisa se você "ouvir com os olhos".

Nunca ponhas as mãos nos bolsos ou atrás das costas, as mãos são um ótimo amuleto na tua apresentação. Sem cair no exagero, o melhor é usá-las para gesticular de maneira a enfatizar as palavras o mais naturalmente possível. Sorri! Nunca te esqueças de sorrir!

  1. Use as mãos em sincronia com a fala. As mãos devem ser movimentadas de acordo com o conteúdo falado e não de maneira repetitiva. ...
  2. Olhe para toda a plateia. ...
  3. Utilize gestos apropriados para o ambiente. ...
  4. Movimente-se. ...
  5. Deixe as mãos livres.

Evite gestos que indicam nervosismo
Cruzar e descruzar as pernas diversas vezes, roer as unhas, morder a ponta da caneta, mexer muito no cabelo ou em colares e pulseiras, por exemplo, são gestos que normalmente indicam nervosismo. Se você tem algum desses hábitos, procure evitá-los durante a entrevista de emprego.