Porque as pessoas falam durante o sono?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Segundo cientista britânica, duas em cada três pessoas falam enquanto estão adormecidas; estresse, privação de sono e álcool são alguns dos fatores de risco. Frases desconexas, palavras soltas, ou até continuação de conversas anteriores, uma grande maioria das pessoas fala durante o sono.

Falar durante o sono ou sonilóquio é um tipo de parassonia – comportamento anormal que ocorre durante o sono.

Descubra o que é sleep talk
O termo “sleep talk” pode ser traduzido como “falar dormindo” e consiste em uma conversa que os pais têm com as crianças enquanto elas dormem.

Estes gritos noturnos denominam-se parassonias, e consistem em comportamentos ou experiências involuntárias durante o sono. Os gritos noturnos são um transtorno de excitação, e ocorrem durante o sono N3, a etapa mais profunda do sono, com movimentos oculares não rápidos (NREM), tal como indica a Clínica Mayo.

Nesses momentos, chamados de “estágios de dissociação”, as funções cognitivas altamente especializadas ficam diminuídas, mas a função motora é em parte preservada. É dentro desse contexto que se enquadra o soniloquismo (falar durante o sono) e o sonambulismo.

depressão; apneia do sono; epilepsia; uso de medicamentos (efeito colateral);

A característica dos distúrbios do sono relacionados ritmo circadiano é a disrupção do ciclo circadiano natural, podendo causar sonolência diurna excessiva, insônia ou ambos. Em outras palavras, são causados pelo desalinhamento entre o horário de sono e o horário em que você realmente deveria estar dormindo.

As causas do sono agitado em crianças são diversas. Uma das mais comuns é a presença de estímulos em excesso, o que pode fazer com que o cérebro custe a relaxar, assim como o corpo. No entanto, razões físicas também podem fazer parte desse processo.

Falar enquanto dorme é um distúrbio de parassonia chamado “somniloquy” (ou fala de sono), e os especialistas não sabem exatamente por que isso acontece, afirma o Dr. Kannan Ramar, professor de medicina na Clínica Mayo em Rochester, Minnesota.

Dessa forma, ouvir música antes de dormir pode trazer benefícios, e até mesmo ajuda a dormir mais rápido. Porém, para usufruir disso, é necessário que a música seja mais calma e lenta, como músicas conhecidas como “ambiente”, ou até mesmo música clássica.

A alegação comum é que se uma pessoa sonâmbula for acordada, pode sofrer um ataque cardíaco ou até morrer. Não é verdade! No entanto, se alguém acordar um sonâmbulo, pode causar-lhe confusão e, às vezes, medo. Alguns sonâmbulos podem até agir de forma agressiva e, por isso, é preciso cuidado ao acordá-los.

Não se preocupe se a resposta não parecer óbvia. Tome um banho — é uma ótima atividade se você quer se lembrar das ideias que seu subconsciente teve à noite. 4. Uma xícara de chá ou de café pode ajudar, ainda mais se você se acomodar em um cantinho confortável, com caneta e caderno em mãos.

6 x de R$5,00 sem juros Saiba como pagar EM ESTOQUE.

Sonambulismo: É o caso da criança que senta na cama, levanta, anda pelo quarto ou pela casa enquanto está dormindo. O sonambulismo geralmente não está associado aos sonhos, pois acontece na fase do sono não-REM. Sonilóquio: É o ato de falar enquanto está dormindo.

5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. 6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Conhecido como despertar confusional (ou 'CAs' de 'confusional arousals' em inglês), Pesquisadores das universidades de Stanford, nos Estados Unidos e da francesa Paris Descartes, comprovaram que 15% das pessoas sofrem desse distúrbio.

Isso acontece porque durante esse momento, os músculos, que já estavam relaxados, não respondem às informações enviadas pelo cérebro”, explica a Dra. Gisele Serpa.