Porque as pessoas falam com as mãos?

Perguntado por: oquaresma4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Se sim, não se preocupe. Se forem gestos elaborados, certamente eles estão jogando em seu favor na comunicação, te ajudando a expressar seus pensamentos com maior eficiência.

1. Fazer gestos. 2. Fazer (ao falar) muitos gestos com os braços.

Os gestos ajudam a organizar os pensamentos, e quanto mais complicado o “pensamento para falar”, mais “batemos as asas”. Mas se gesticular é tão útil, por que não gesticulamos o tempo todo?

É normal que ao falar as pessoas gesticulem de maneira natural – e é isso o que deve acontecer durante uma palestra: o orador deve fazer gestos quase automáticos, - aquele que não gesticula, torna sua palestra fria, inexpressiva e forçada, com muita 'cara' de ensaiada”, explica o empreendedor.

O que a psicologia diz sobre a linguagem corporal? A psicologia é uma das ciências do comportamento humano que mais se dedica a estudar a linguagem corporal por entender que até os atos aparentemente inconscientes têm uma razão de ser e de se manifestar.

Gesticulação excessiva
Tente manter os braços dobrados na altura da costela e faça movimentos leves apenas para enfatizar algo que está sendo dito, desta forma você não assusta o entrevistador e não fica imóvel.

Aperto de mão forte e firme significa segurança. Para alguns estudiosos significa também vida longa. Com a palma voltada para baixo, indica que o indivíduo está liderando a conversa. O aperto de mão fraco, mão suada, fria e escorregadia significa insegurança em si mesmo.

A forma mais eficaz de conseguir traçar um perfil comportamental é fazer uma leitura da linguagem corporal rápida e eficiente da pessoa e de seguida delinear uma estratégia de comunicação, apoiada na ideia original de Carl Jung, que divide os perfis comportamentais predominantes em quatro tipos diferentes.

Existem basicamente 4 razões que explicam o comportamento verbal de pessoas que falam de mais: a cognição, a motivação, o ambiente e o corpo (cérebro).

Se a pessoa estiver segura de si, o aperto de mão é firme e sentimos a nossa mão “bem apertada”. Se apertar demais, é provável que a pessoa esteja demasiado tensa/nervosa! Quando se está inseguro e com medo, o aperto de mão é “mole” e fugidio.

As pessoas costumam piscar mais rapidamente quando estão se sentindo angustiadas ou desconfortáveis. Piscar com pouca frequência pode indicar que uma pessoa está tentando controlar intencionalmente seus movimentos oculares.

Uma interlocução não verbal pode ser a classificação da expressão corporal. Ou seja, se baseia em gestos, posturas e movimentos faciais. Uma maneira involuntária do nosso corpo 'falar'.

O corpo se revela em todas as suas manifestações: por meio da postura, gestos, tônus muscular, atitudes de interação, domínio do espaço, fala. A ciência afirma que ele guarda a explicação do funcionamento da mente.

  1. Use as mãos em sincronia com a fala. As mãos devem ser movimentadas de acordo com o conteúdo falado e não de maneira repetitiva. ...
  2. Olhe para toda a plateia. ...
  3. Utilize gestos apropriados para o ambiente. ...
  4. Movimente-se. ...
  5. Deixe as mãos livres.

Pode ser uma forma de se resguardar, de se proteger ou de mostrar medo, timidez, força ou poder (uma fortaleza). Como também uma pessoa com os braços cruzados pode, simplesmente, ser fria. De uma forma geral demonstra uma posição defensiva.

Confira três sinais que mostram que ele pode estar a fim de um algo a mais com você:

  1. Fique de olho no sorriso. Um homem que está interessado em você irá sorrir, isso é pré-requisito para o flerte. ...
  2. Um olhar diz tudo. ...
  3. Mãos inquietas são um bom sinal.

Normalmente, quando uma pessoa está interessada na outra, ela costuma olhar primeiro para um dos olhos, depois para o outro, e, em seguida, para o nariz. Depois, repete os primeiros movimentos e olha para a boca. — Movimentos espelhados também são comuns durante a paquera. O que um faz, o outro faz, involuntariamente.

Tocar e/ou acariciar o pescoço é um dos comportamentos pacificadores mais significativos e frequentes que existem como resposta ao estresse. Para buscar conforto, as mulheres costumam cobrir ou tocar a fenda supraesternal com a mão.