Porque as pessoas colocam a culpa nos outros?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

O ser humano apresenta a tendência de terceirização da culpa para evitar se colocar diante de seus erros. Dessa forma, é um comportamento natural atribuir a culpa dos seus problemas a terceiros ou a fatores externos. Os comportamentos, posturas e dificuldades são colocados como algo referente ao outro e não a si mesmo.

A psicanálise explica a culpa como um sentimento emocional que está intimamente relacionado ao remorso e ocorre quando uma pessoa acredita, ou percebe que comprometeu seus próprios padrões de conduta, ou violou os padrões morais universais, e tem responsabilidade significativa por essa violação.

A culpa também compartilha muitos sintomas com a depressão, como pensamentos autodepreciativos, desesperança e falta de perspectiva para o futuro. Logo, quem se culpa demasiadamente tem mais probabilidade de desenvolver essa patologia. A ansiedade é outra condição que possui uma ligação forte com a culpa.

1. Medo de julgamentos. Quando uma pessoa assume a responsabilidade por seus erros e mostra ao mundo suas falhas, de certa forma, ela está se expondo e deixando vir à tona suas vulnerabilidades e fraquezas. E a maioria das pessoas quer evitar isso a qualquer custo.

Narcisistas não admitem seus próprios erros.

Concentre-se no que pode controlar.
Se alguém o ignora, você não pode forçar essa pessoa a lhe dar atenção, mas pode descobrir por que isso o incomoda tanto. Aproveite e evolua. Pense em como isso o faz sentir. Assim, você terá uma noção sobre o que precisa mudar, como essa necessidade de aprovação.

envolvimento com “acidentes” que são evitáveis; autossabotagem; atitudes compulsivas, como compras em excesso ou o consumo desenfreado de drogas lícitas ou ilícitas; remorsos e diálogos que comunicam autoacusação.

O sentimento de culpa existe então, diz Freud, antes do supereu e da consciência, e é a expressão do medo da autoridade externa. É o derivado do conflito entre a necessidade de amor da autoridade e o impulso para a satisfação pulsional (p. 106).

Câmara explica que culpar o outro por alguma falta que consideramos ter sido cometida contra nós próprios é ressentimento. Então, se a culpa é um sentimento que atribuímos às nossas próprias ações, o ressentimento consiste em culparmos outra pessoa por ter nos prejudicado por meio das ações dela.

A preocupação contínua e quase imbatível é uma das características da culpa. Além de provocar inquietação, também causa baixa autoestima, dúvidas e vergonha. Em certos casos, como quando se sente culpa pela morte de alguém ou por ter sobrevivido, ela pode desencadear condições como depressão e ansiedade generalizada.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Portanto, se você sente culpa por algo que fez ou deixou de fazer, pense pelo lado positivo: você está no grupo da maior parte dos seres humanos! Saiba que quem sente culpa tem maior capacidade de empatia e conexão com o outro . O sentimento de culpa exerce um papel fundamental na vida das pessoas.

Você não tem culpa! 6 dicas de como trabalhar o peso na consciência

  1. 1 – Seja mais indulgente com suas fraquezas. Não existe ninguém perfeito. ...
  2. 2 – Fale sobre como se sente em relação à situação de culpa. ...
  3. 3 – Culpa, não. ...
  4. 4 – Encare os erros como aprendizados. ...
  5. 5 – Ria dos seus deslizes. ...
  6. 6 – Livre-se da culpa.

Pode se tornar uma doença. Um grande desgaste como, por exemplo, as dores de cabeça que não sabemos a razão, ou mesmo a vesícula funcionar mal, as palpitações ou em casos mais extremos, pode desencadear ao indivíduo distúrbios emocionais tais como, depressão ou ansiedade.

O arrependimento surge após fazermos algo que não aprovamos (ainda que tenha parecido o certo no momento) ou deixamos de tomar uma atitude quando queríamos muito. Ele pode surgir logo após o ocorrido ou depois de percebermos as consequências de nossas ações, principalmente quando afetam outras pessoas de modo negativo.

Responsabilidade
A responsabilidade é a capacidade de assumir as próprias ações e decisões. Uma pessoa responsável também cumpre com suas obrigações e tarefas, não importa o que aconteça.

O primeiro passo para ter responsabilidade é ser capaz de assumir tudo o que você faz. Assuma seus pensamentos, seus sentimentos, suas palavras e suas ações. Registre na sua mente de que você é o senhor da sua vida, você é quem pode decidir o que quer, só você!

Pode estar associada a um evento traumático em que um objetivo proposto não foi alcançado, ou ter passado muito tempo sob um horizonte de demandas excessivas. De qualquer forma, pode ser muito paralisante, pois a maioria de nós enfrenta situações que exigem responsabilidade em nosso dia a dia.

Prepare-se.
Antes de falar que ele está errado, reflita bem sobre o assunto e veja por que você está certa. Pense nos argumentos que ele pode dar para se defender e tenha uma lista de respostas aos argumentos dele para que você possa convencê-lo de que ele está errado, caso ele não acredite em você.

1 acirrado, aferrado, afincado, agarrado, apegado, contumaz, determinado, ferrenho, incansável, instante, obstinado, perseverante, persistente, tenaz.

O grande problema não é errar, mas ter dificuldade para absorver o golpe e aprender com ele.

  1. Aceite o que aconteceu. ...
  2. Evite ser tomado pela emoção. ...
  3. Assuma sua responsabilidade. ...
  4. Compreenda o erro em sua totalidade. ...
  5. Desenvolva um novo mindset. ...
  6. Não tenha medo. ...
  7. Escute o que os outros têm a dizer. ...
  8. Pense sempre em recomeçar.