Porque as pessoas boas são as que mais sofrem?

Perguntado por: rgoulart7 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Porque não vivemos mais no Éden. A única forma de uma pessoa justa não sofrer é viver com outras pessoas justas; mas, como vivemos em um mundo em que é mais “legal” ser injusto, estamos todos fadados ao sofrimento. É por isso que muitos concluem que não vale a pena ser justo. Afinal, vão sofrer mesmo assim...

Em primeiro lugar, Jó sofre por causa de uma concepção ideo- lógica equivocada sobre Deus (Jó sofre psicologicamente). Na época em que o livro foi redigido o povo de Israel estava realizando uma grande mudança política.

"Coisas ruins não acontecem apenas para pessoas boas. A sensação de que só os bons sofrem, não é real. Os maus sofrem tanto quanto os bons. A diferença é que conhecemos infinitamente mais gente do bem."

Ele é onipotente, com todo poder para controlar nossa vida, livrar-nos de dores, evitar todos os acidentes, conduzir em segurança todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, poupar-nos de trabalho penoso, esforços, doenças e mesmo a morte, se Ele assim desejar.

As pessoas boas, quando você as faz sofrer, elas não gritam. Mas elas arquivam. Elas se afastam devagar, sem ruído, para então nunca mais voltar. Elas continuam sendo boas, mas sem confiar.

“Ele nada faz que não seja em benefício do mundo” (2 Néfi 26:24; grifo do autor). Essa é uma das possíveis razões por que Deus pode permitir que coisas ruins aconteçam: Ele sabe que, de alguma forma, um dia, vamos nos beneficiar com a experiência.

Ap21; 4 não haverá mais morte nem dor, nem lágrimas e nem ranger de dentes. Sabemos da existência da depressão e opressão que provem de um problema físico, mas diz o evangelho sobre a depressão e opressão, chamada doença da alma, ou dor da alma, essa somente curada com o poder da oração; Atos 10; 38.

A questão 'se Deus existe, por que há pobreza' foi respondida rapidamente: a pobreza existe porque Deus permite o livre arbítrio, e a escolha dos homens por ganância e egoísmo gera a pobreza.

Por que pessoas boas sofrem? - Blog de Gênesis
Porque não vivemos mais no Éden. A única forma de uma pessoa justa não sofrer é viver com outras pessoas justas; mas, como vivemos em um mundo em que é mais “legal” ser injusto, estamos todos fadados ao sofrimento.

O livro de Jó contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesmo em meio a duras provações. A experiência de nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." Não há nada que o Senhor Deus não possa fazer. Ele está acima de tudo!

A lição que ele nos passa em Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas é a de que a vida pode ser de fato muito difícil, mas não há outra forma de ser humano, e ela pode se tornar ainda mais dura sem a compreensão que se deve ter de Deus e sem o amparo da fé. 200.0 gramas.

Essa frase era usada para dizer que as pessoas precisam dizer o que pensam, pretendem e desejam. Além disso essas pessoas precisam se movimentar, se deslocar, ocupar os espaços, buscar espaços vazios, não ocupados por ninguém. Achar o seu lugar.

"Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? Isso só aconteceu uma vez, e Ele se ofereceu voluntariamente."

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Dizemos que foi livramento de Deus quando, na verdade, dormimos mais do que deveríamos e perdemos aquele voo que nos levaria a conhecer uma nova vida, ter novas oportunidades (e todo mundo chegou em paz lá do outro lado do oceano).

Diz-se também que Deus castiga e premia. Mas Deus não pune nem premia ninguém. Apenas funciona a sua lei de causa e efeito (ação e reação ou cármica). Deus é imutável e, pois, neutro.