Porque as pessoas agem por impulso?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Por que as pessoas agem assim? Segundo a psicóloga e psicoterapeuta Clarice Barbosa, as pessoas que falam por impulso agem guiadas pela emoção e são extremamente ansiosas. “São pessoas imaturas emocionalmente, que agem sem pensar nas consequências e não sabem ouvir, só querem falar”, explica.

Consequências de agir por impulso
A grande complicação de agir por impulso no dia a dia é não conseguir se planejar e deixar a vida melhor. É viver o hoje sem noção do que estar por vir e suas consequências. Contar com a sorte ou com acaso não é o melhor meio de gestão dos seus sonhos, desejos e objetivos.

De modo geral, pessoas com comportamento impulsivo possuem humor instável e imprevisível, tendência a acessos de raiva, temperamento conflituoso, imediatismo e dificuldades nos relacionamentos afetivos. Elas falam sem pensar e tomam decisões precipitadas constantemente.

Se você toma decisões muito precipitadas, ele pode ensiná-lo como pensar melhor antes de tomá-las. Em outras palavras, ele identifica o problema específico e o orienta para manter a impulsividade sob controle. Procurar a ajuda de um especialista é a melhor maneira de lidar com seus problemas psicológicos.

Assim, do ponto de vista fisiológico, o impulso é uma espécie de estímulo, que segue o modelo do arco reflexo. Ou seja, o impulso é como um estímulo nervoso que provoca uma espécie de reação. Esse estímulo, no entanto, possui um caráter particular, já que se trata de um estímulo mental.

Formação em Transtornos do Controle do Impulso

  • Transtorno do Jogo. ...
  • Cleptomania: ...
  • Tricotilomania e Automutilação: ...
  • Amor Patológico e Ciúme Excessivo: ...
  • Dependência de Comida: ...
  • Compras Compulsivas: ...
  • Transtorno Explosivo Intermitente: ...
  • Dependência Tecnológica:

Os Transtornos do Controle de Impulsos (TCI) são caracterizados pela incapacidade do paciente em resistir a um impulso, sentido por este, como um aumento de tensão em que o ato de cutucar a pele, por exemplo, serviria como alívio ou gratificação no momento do ato e gerando culpa ou remorso após a situação.

Uma boa estratégia para mudar o hábito de falar por impulso é exercitar se calar e praticar o silêncio quando sentir raiva ou o desejo de ofender alguém. Em outro momento, com mais serenidade, uma conversa difícil pode ser retomada, se necessário.

Pessoas regidas pelas emoções, ou seja, que pensam com o coração, normalmente são indivíduos sensíveis aos problemas dos outros e do mundo ao seu redor. Além disso, são agradáveis e engraçados na maioria das vezes.

calmo, fleumático, imperturbável, pacífico, tranquilo, sereno, pacato, manso. 2. ajuizado, cauteloso, cuidadoso, metódico, moderado, ponderado, prudente, sensato, paciente, comedido.

  1. Equilibrar razão e emoção. A comum frase que diz “nenhum excesso é bom” tem bastante peso aqui. ...
  2. Buscar autoconhecimento. ...
  3. Pensar antes de agir. ...
  4. Identificar suas fraquezas. ...
  5. Exercitar a autoconfiança. ...
  6. Aprender a dizer não.

Em grande parte dos casos, a impulsividade tem origem em uma forte reação e sensibilidade ao momento presente. Desse modo, os impulsos são muito intensos, levando a criança a agir antes de pensar. Esse processo acontece por uma dificuldade de autocontrole.

Ser uma pessoa impulsiva é geralmente considerado um traço negativo para a sociedade. As pessoas que apresentam esse tipo de comportamento tendem a não considerar as consequências de suas ações, pensar bem nas coisas ou terminar o que começaram.

Que age por impulso, sem pensar; IRREFLETIDO; PRECIPITADO [ Antôn.: cauteloso, prudente. ] 3. Que se empolga ou se enfurece facilmente; COLÉRICO; GENIOSO [ Antôn.: fleumático, imperturbável. ]

7 truques para conseguir que as pessoas façam o que você quer

  1. Tenha bons gráficos em mãos. ...
  2. Faça as pessoas gostarem de você ...
  3. Mantenha contato visual com a outra pessoa. ...
  4. Repita suas ideias. ...
  5. Faça com que as pessoas queiram te ajudar. ...
  6. Não reclame e não faça exigências. ...
  7. Demonstre exclusividade.

A saber: a impulsividade é um dos sintomas comuns ao TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade. Tanto que é também denominado TDAHI, pela referência à impulsividade. É bastante frequente encontrar pessoas agindo e se arrependendo posteriormente.

Através do processo, é possível fazer a pessoa impulsiva despertar seu potencial máximo e aumentar sua autoconfiança, de forma que esta busque sempre sua energia, coragem e ousadia para alcançar seus objetivos de forma assertiva.