Porque as pernas doem à noite?

Perguntado por: ojaques . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Na maioria dos casos, as pessoas com mais idade sentem dor nas pernas à noite. Isso acontece principalmente por ficar sentado por muito tempo, em uma postura incorreta ou por excesso de esforço muscular.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

O que fazer: Tomar um banho morno e deitar com as pernas elevadas porque isso facilita a circulação sanguínea, reduzindo o cansaço. O repouso também é importante, mas não há necessidade de repouso absoluto, sendo indicado apenas evitar os treinos e grandes esforços.

Pesquisadores descobriram que pessoas com baixos níveis de vitamina D tinham quase duas vezes mais chances de sofrer dor nos ossos, em especial dores nas pernas, costelas, costas e articulações quando comparadas com aqueles que apresentavam os níveis normalizados.

Os anti-inflamatórios, como o diclofenaco, o naproxeno ou o ibuprofeno, ajudam a diminuir a inflamação das pernas, causadas por dor muscular, lesões, entorse, dor nas costas, artrite, ou até dor após cirurgias ortopédicas, por exemplo.

Os exercícios mais recomendados para quem procura aliviar as dores nas pernas são:

  • Caminhada;
  • Subir e descer escadas;
  • Pedalar moderadamente;
  • Atividades aquáticas, como natação e hidroginástica.

A dor no osso afetado é o sintoma mais comum dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa durante a noite ou quando são realizados determinados movimentos, como dor nas pernas ao caminhar, por exemplo.

Confira, a seguir, os principais sintomas!

  1. Dores nas pernas. As dores nos membros inferiores são os primeiros indícios de má circulação. ...
  2. Alterações de cor da pele. Pessoas que apresentam problemas de circulação também sofrem com alterações de cor nas pernas. ...
  3. Sensação de formigamento. ...
  4. Cansaço e peso nas pernas. ...
  5. Inchaço.

Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

Por isso, a má circulação sanguínea nas pernas não pode ser ignorada, pois pode desencadear problemas sérios de saúde. É um quadro que pode ter várias causas — como obesidade, sedentarismo, fumo, colesterol alto, diabetes, hereditariedade, uso de anticoncepcionais, entre outras — e que deve ter o acompanhamento médico.

Quais sintomas de trombose na perna?

  • Dor;
  • Edema (inchaço);
  • Vermelhidão na pele;
  • Cianose quando há um edema mais acentuado (coloração azul arroxeada);
  • Dilatação do sistema venoso superficial;
  • Rigidez da musculatura da panturrilha e dor ao apalpar;
  • Aumento da temperatura local.

Dores nas pernas em repouso
A saber, dor em repouso pode indicar Doença Vascular Periférica (DVP). Nesse caso, depósitos de gordura no interior das paredes das artérias estreitam os vasos. Assim, o fluxo de sangue para os membros fica prejudicado.

A principal causa de sensação de cansaço nas pernas é a má circulação, também chamada de insuficiência venosa crônica, pois nesta doença as válvulas das veias estão enfraquecidas, o que dificulta o fluxo de sangue, provocando o surgimento de varizes e sintomas como peso nas pernas, formigamento, dor e cãibras.

Dentre seus principais representantes no tratamento da dor estão as vitaminas B1 (tiamina), B6 (piridoxina) e B12 (cianocobalamina) 1.

' A principal recomendação é diminuir a ingestão de gorduras ruins, como o colesterol, as gorduras trans e as gorduras saturadas. O colesterol está presente em alimentos de origem animal como carnes, leite, ovos e frutos do mar.

Todos nós sabemos que a Vitamina D é importante para nossa saúde, mas você sabia que ela também pode ajudar a melhorar sua circulação?

O ecodoppler é um exame simples, realizado através de ultrassons. Ele permite avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo. Ou seja, por meio dele é possível analisar a presença de coágulos, oclusões e aneurismas, o funcionamento de válvulas, o estreitamento de artérias e mais.

A dor na perna de causa vascular pode ter basicamente duas razões: circulação arterial deficiente ou um problema no retorno do sangue venoso. Já a dor na perna por causa neurológica é principalmente por neuropatia e acometimento das fibras nervosas finas.

Cansaço nas pernas: como aliviar

  • Use sapatos adequados. O primeiro ponto é ficar atento ao tipo de sapato que você usa no dia a dia. ...
  • Movimente suas pernas. ...
  • Ponha as pernas pra cima sempre que possível. ...
  • Evite fumar e as bebidas alcoólicas. ...
  • Cuidado com a exposição ao sol ou calor. ...
  • Controle o peso. ...
  • Pratique atividades físicas.