Porque as orelhas dos lutadores de Jiu Jitsu ficam deformadas?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

De acordo com os especialistas, o trauma contínuo das lutas faz com que as orelhas fiquem dessa forma. Dentro do vocabulário médico, o problema também é conhecido como “pericondrite”, caracterizado pela infecção da cartilagem da orelha.

Com o uso constante, a pressão dos acessórios pode levar à laceração. Esse problema ainda pode ser causado pelo uso simultâneo de vários brincos e piercings, que juntos promovem uma distensão maior do que a orelha pode aguentar.

Drenar – A melhor maneira de parar o processo das orelhas de Jiu Jitsu é a drenagem. Busque alguém que tenha experiência com a prática, de preferência um médico. Após ter habilidade total para o processo, você pode fazer em sua própria casa!

Acelera a capacidade cardiovascular e respiratória, além de aumentar a flexibilidade. O treino de Jiu Jitsu combinado com uma alimentação adequada pode causar um emagrecimento ou até mesmo ganho de massa muscular, tudo varia de acordo com a alimentação e a intensidade do treino.

Protetor de Orelhas – Muito comum na luta olímpica, o protetor de orelhas tem a função óbvia de evitar lesões durante sua sessão de treinos. Ele funciona como uma espécie de barreira que amortece impactos e evita a fricção excessiva que origina lesões.

As causas mais comuns deste tipo de hematoma ocorrem pelo contato entre os lutadores, pela fricção da orelha com kimono, pelo contato com o tatame, também ser provenientes de pancadas.

Existem protetores acolchoados especiais, mas a orelha em couve-flor se tornou tão evidente como marca registrada dos lutadores que entrou na moda. De tão deformada, ela fica parecendo uma couve-flor.

Mas para alcançar um melhor resultado o lutador precisa, assim que ocorrer a lesão, procurar uma clínica especializada de cirurgia plástica para drenar esse hematoma e, através de curativos compressivos, moldar, fazendo com que a pele grude novamente na cartilagem.

A otoplastia (cirurgia plástica de correção das orelhas), é a melhor opção para quem já tem as cartilagens formadas (a partir do sexto ano de vida) e deseja realmente modificar as orelhas de forma definitiva.

O preço da lobuloplastia começa a partir de R$ 4.311,21 nas principais clínicas de São Paulo (Junho/2023). Esse valor é uma média praticada por locais que operam seguindo todos os protocolos de segurança, mas para saber quanto custa exatamente o procedimento, é necessário passar em avaliação presencial.

O procedimento custa em média R$ 4.000,00, podendo variar de acordo com cada caso. Esse valor inclui equipe médica, internação e materiais usados na cirurgia. O SUS ainda não realiza esse procedimento para fins estéticos, apenas em casos em que as orelhas causem transtorno psicológico ao paciente.

Orelha de couve-flor é a deformidade permanente causada pelo super crescimento de fibrocartilagem, que ocorre quando um hematoma auricular não é totalmente drenado.

Lutadores de Jiu-jitsu e outras artes marciais podem ser rapidamente identificados pela deformidade em suas orelhas. Batidas, erosões e torções repetidas machucam pequenos vasos e sangue é acumulado entre a cartilagem e a pele da orelha.

Muitos atletas tem isso como tradição no Jiu Jitsu, dizendo que se é o casca-grossa da academia ele irá ter a orelha deformada, o que na verdade é uma mito, tendo em vista que muitos atletas renomados não possuem suas orelhas lesionadas.

Quinto motivo: se você sabe que necessita eliminar peso e seus últimos exames acusaram que você está com colesterol alto, pré – diabético e pressão alta, não faça Jiu-Jitsu, pois essa modalidade é um importante aliado à saúde, tornando-se uma boa ferramenta para controle e prevenção da obesidade.