Porque as fezes saem muito grossas?

Perguntado por: vcampos . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Quando as fezes passam mais tempo do que o normal por ali, vão perdendo cada vez mais água e, assim, ficando mais secas, endurecidas. Ser sedentário e ignorar a vontade de ir ao banheiro também contribuem e podem agravar esse quadro já que estão associadas ao intestino e outras partes vitais do corpo humano.

As fezes consideradas normais são caracterizadas como fezes cilíndricas, compridas e com aspecto macio. Isso indica que ao passar pelo intestino tiveram um bom trânsito e nenhum tipo de obstrução que atrapalhasse a passagem. Boia ou afunda? Fezes saudáveis no geral devem afundar.

O formato das fezes no vaso sanitário pode revelar muitas informações sobre a saúde, o funcionamento do sistema digestivo e a alimentação. Uma alimentação desequilibrada e até mesmo uma infecção parasitária podem ser detectadas pela simples observação das fezes.

Elas são alongadas e lisas, lembrando o formato de uma salsicha ou de uma cobra. É um formato normal para quem defeca uma vez por dia. Em geral, têm diâmetro de 1 a 2 cm, e a evacuação ocorre sem esforço.

Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Ameixa. Fibras tanto na polpa quanto na casca, a ameixa preta é ótima para facilitar a movimentação das fezes rumo à saída. Isso acontece porque ela aumenta a absorção de água enquanto o bolo fecal é formado, deixando-o mais amolecido. E essa consistência é a ideal para transitar pelo intestino.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

Fezes Claras: pode ser um sinal importante de problemas no fígado ou nas vias biliares. É necessário se consultar com um médico o quanto antes.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

As fezes do tipo 4 têm formato de salsicha ou cobra, mas são mais lisas e macias, permitindo uma evacuação sem esforço. Esse é o formato considerado normal para quem defeca uma vez por dia e tem intestino saudável, bem como segue uma dieta e um nível de hidratação adequados.

Fezes verdes / esverdeadas
Isso costuma acontecer em situações de estresse, de infecção intestinal bacteriana (que causa diarreia) ou em crises do intestino irritável.

Nesse sentido, Estela indica aumentar o consumo de água -beber cerca de 2 a 2,5 litros de água ao dia-, praticar atividade física para aumentar os movimentos peristálticos e consumir mais fibras como aveia, vegetais preferencialmente crús, frutas com a casca ou bagaço, como a laranja e a ameixa.

Isso significa que um homem de peso médio produz cerca de 1 quilo de cocô e uma mulher de peso médio produz cerca de 400 gramas de cocô por dia, contidas no intestino grosso.

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.