Porque as fezes ficam finas?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem se várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).

Alterações significativas no formato das fezes
O formato das fezes pode ser alterado quando a passagem do intestino está bloqueada por um tumor. Fezes longas e finas, em formato de lápis, indicam que algo está impedindo as fezes de ocuparem todo o diâmetro do órgão.

Fezes afiladas normalmente são causadas por alterações no reto ou no ânus, que são acessíveis durante a consulta médica. As queixas estão vagas. Sugiro procurar Coloproctologista o mais rápido possível. Alterações na frequência, afilamento e consistência das fezes devem ser investigadas por um especialista.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Adicionar volume à dieta pode engrossar as fezes e diminuir a sua quantidade. Da mesma forma, o incremento da fibra (30 gramas por dia) proveniente de cereais integrais e de farelo pode adicionar volume à dieta. Os produtos que contêm psyllium podem adicionar volume às fezes.

O ideal é que as fezes sejam marrons. As fezes pretas e vermelhas podem representar sangramento e as amarelas infecções intestinais, má digestão e alimentação rica em gordura. As esbranquiçadas podem ser um alerta para obstrução das vias biliares, que pode resultar em problemas na vesícula ou no pâncreas.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

Podem fezes líquidas de uma ou duas vezes ao dia, mas podem ocorrer mais de 10 evacuações ao dia. Quando há acometimento do intestino grosso, e principalmente do reto, pode haver sangue, muco e pus nas fezes.

Muitas vezes, o primeiro sintoma é dor na região do estômago, que pode começar ou piorar após a pessoa comer. O aumento do tumor pode bloquear parcialmente a passagem do alimento digerido, o que pode levar a uma dor mais intensa e duradoura.

Teníase e cisticercose
A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Sangue vermelho escuro ou preto pode vir do intestino ou do estômago, o que também pode ser preocupante. Você também pode estar percebendo mudanças nos hábitos intestinais, como fezes mais soltas ou a necessidade de defecar com mais frequência do que o normal.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Mudança de hábito intestinal, que pode ser diarreia ou prisão de ventre; Presença de sangue nas fezes, que pode ser visto a olho nu ou detectado num exame de sangue oculto nas fezes; Dor ou desconforto abdominal, como gases e cólicas intestinais.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

Os Sintomas de Câncer de Intestino

  • Sangue nas fezes. Ao evacuar e perceber a presença de sangramento, já deve-se desconfiar que algo não está bem. ...
  • Alterações significativas no formato das fezes. ...
  • Constipação ou diarreia. ...
  • Inchaço ou dor no abdômen. ...
  • Perda de peso sem motivo específico.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

Não se desespere acreditando no mito de que se deve evacuar todos os dias. Considera-se normal evacuações a cada 3 dias, assim como o contrário também deve ter limite, onde o normal é evacuar no máximo 3 vezes por dia.

O que é bom para intestino preso, na prevenção e no tratamento?

  • Beber muita água. ...
  • Fazer uma dieta balanceada, rica em fibras. ...
  • Mastigar bem os alimentos. ...
  • Consumir probióticos. ...
  • Ir ao banheiro sempre que der vontade. ...
  • Procurar ir ao banheiro diariamente, sempre no mesmo horário. ...
  • Exercitar-se frequentemente. ...
  • Controlar o estresse.

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.

As categorias são:

  • Tipo 1 com constipação severa.
  • Tipo 2 com constipação leve.
  • Tipo 3 com fissuras.
  • Tipo 4 com massa homogênea.
  • Tipo 5 com bordas bem definidas.
  • Tipo 6 com formato irregular.
  • Tipo 7 liquido e sem qualquer solidez.