Porque as fezes das aves possuem duas cores?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Essa mescla de cores e texturas acontece justamente pelo fato de que tudo é eliminado de uma vez só e pela mesma abertura – no entanto, são resíduos preparados em sistemas diferentes do corpo desses animais e, como não há muito tempo para que tudo se misture, acabamos vendo aquela meleca molenga branca que envolve um ...

As aves são animais que têm como seu principal excreta o ácido úrico. Esse excreta é retirado do sangue por meio dos rins e de lá é conduzido diretamente à uretra, onde é eliminado pela cloaca.

A cloaca de aves é uma cavidade comum aos sistemas digestivo, urinário e genital e apresenta estrutura complexa, constituída de três compartimentos, defini- dos, cranio-caudalmente, como coprodeo, urodeo e proctodeo (GETTY 1986).

Algumas aves têm problemas para evacuar e apresentam sinais como ventre inchado, movimentos bruscos do corpo e sacudidas, cloaca inchada e vermelha. Se as fezes estiverem duras indica falta de alimentos ricos em fibras na alimentação, como frutas, verduras e vitaminas.

Filhotes de aves e mamíferos herbívoros também podem comer as fezes dos pais para obter delas os microrganismos que ajudam a digerir melhor o alimento.

A gota úrica têm sido um diagnóstico comum em calopsitas, aves que se popularizam e aparecem com mais freqüência na clínica de aves. Esta afecção é o resultado de falência renal.

Fezes diferentes
Para as calopsitas não é diferente, e as fezes devem possuir um aspecto saudável. Geralmente, as necessidades de nossas amigas são consistentes e em uma cor verde-escura. Como também secretam ácido úrico, muitas vezes, o cocô vem acompanhado de um líquido branco ou transparente.

RESUMO: O sistema renal das aves é composto por um par de rins que estão localizados dentro da cavidade formada pela face ventral do sinsacro.

As aves liberam suas excretas pela cloaca e na forma de ácido úrico, composto nitrogenado insolúvel em água, o que permite maior economia de água pelo organismo. Além disso, as aves liberam sua urina junto com as fezes, por isso as excretas das aves são mais pastosas.

A cloaca é uma bolsa única das aves, onde desembocam as partes finais do sistema digestório, urinário e reprodutor e que se abre para o exterior. É pela cloaca que as aves eliminam as fezes e a urina e também põem os ovos.

Apresentam dois rins do tipo metanéfricos. Cada rim tem um ureter que se abre na cloaca, onde a urina mistura-se com as fezes. A maioria das aves não possui bexiga; exceção aves cursoriais, como o avestruz.

Os répteis botam ovos e as aves que descendem deles também botam ovos, pois herdaram essa característica. Portanto, é possível concluir que o ovo surgiu antes da galinha. O ovo existe, na história evolutiva, há muitos milhões de anos, bem antes até dos peixes, que também botam ovos e surgiram antes dos répteis.

estômago muscular

A moela é considerada um estômago muscular, responsável pela trituração e maceração só alimento (mastigação). Apresenta uma musculatura altamente desenvolvida e forte, resistente à ação do HCI.

Elas são atraídas pela disponibilidade de alimento com peixes, crustáceos e matéria orgânica, abundantes e de fácil captura. No caso das marrecas-toicinho, a oferta de alimento como larvas de insetos e pequenos crustáceos podem ser atrativos, assim como a possibilidade de ser um local de reprodução”, diz.

Outros indícios de que pode haver alguma coisa errada são: bico entreaberto, cabeça trêmula, dificuldade de respirar, dispneia, fraqueza, falta de apetite, chiado, asas caídas ou com penas eriçadas.

Os sinais da doença não são específicos, como na maioria das doenças que acometem as aves, podemos citar diarreia, apatia, falta de apetite, penas eriçadas, ave dormindo durante o dia, problemas reprodutivos e emagrecimento progressivo, podendo até mesmo levar o animal ao óbito.

Sintomas da Coccidiose

  1. diarréia intensa, às vezes com presença de sangue;
  2. desidratação;
  3. despigmentação da pele;
  4. fadiga, sonolência e prostração;
  5. anemia e perda de peso;
  6. penas arrepiadas (eriçadas);
  7. má absorção dos alimentos —sendo possível perceber fezes com sementes inteiras;
  8. dentre outros sinais clínicos.

Muito mais que um hábito desagradável, a coprofagia (ato de comer fezes) pode ser sintoma de algum problema de saúde. Além disso, essa “mania” apresentada por alguns cães pode facilitar a entrada de parasitas no organismo.