Porque as empresas preferem contratar pessoas com experiência?

Perguntado por: acardoso5 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Chance ao caráter. Contratar profissionais sem experiência significa dar chance ao caráter deles, ou seja, dar oportunidade ao aprimoramento de suas soft skills, que são as características voltadas ao relacionamento interpessoal, que não podem ser medidas.

Bom relacionamento, boa comunicação, resiliência, trabalho em equipe, aderência aos valores da companhia e comprometimento também ficaram entre as características mais valorizadas.

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Péssimo relacionamento interpessoal, má apresentação pessoal e atitudes que desviam dos valores propostos pela empresa, são alguns pontos que resultam quase sempre em quebra de contrato no período de experiência.

Valorize sua expertise
Uma das principais formas de agregar valor à empresa é trazer seu conhecimento de cargos anteriores. Nesse caso, você deve ser contratado porque possui sólida experiência na área e já realizou projetos semelhantes em outras organizações.

Profissionais qualificados são mais valorizados e conseguem progredir na carreira, elevando a remuneração, e em caso de demissão, a recolocação no mercado de trabalho acontece com maior facilidade e rapidez.

A consciência da experiência pode ser uma forma de tornar o ser humano responsável eticamente pelo ciclo de produção científica, visto que as modificações ou transformações propiciadas pela ciência ocorrem em um mundo inseparável do ser, parte do corpo humano, no qual se insere a mente.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

A sua resposta deve ser focada no que você é mais forte e que mostre como você é a pessoa ideal para a vaga. Trace sua resposta pensando nos seus pontos fortes, fale sobre os cursos que fez e se já trabalhou na área antes. Essas informações são poderosas para o rumo da sua entrevista.

Exemplos de respostas sobre por que mereço essa vaga
Com a minha experiência na área acredito que posso evoluir como profissional em conjunto com a X (nome da empresa. Além da formação em X, sou criativo e posso contribuir com as minhas vivências para a empresa crescer ainda mais no mercado”.

A sua resposta deve destacar os seus pontos fortes. Fale sobre os seus cursos, experiências na área, interesses profissionais e outras informações que julgar importante. Em resumo, mostre que é a pessoa ideal para as exigências da vaga.

Péssimo relacionamento interpessoal, má apresentação pessoal e atitudes que desviam dos valores propostos pela companhia são alguns pontos que quase sempre resultam em quebra de contrato no período de experiência. Sendo assim, você deve evitar tais comportamentos.

Quais os benefícios garantidos pelo contrato de experiência?

  • horas extras;
  • adicional noturno;
  • banco de horas;
  • gratificações;
  • comissões;
  • salário-família;
  • insalubridade,
  • periculosidade.

No fim do período estipulado como tempo de experiência de um colaborador, dois caminhos poderão ser seguidos pela empresa ou pelo funcionário: optar pelo desligamento do empregado; ou. pela sua inserção no quadro de funcionários da empresa.

1 – Entenda que errar é um processo normal
Eles também são ótimas fontes de aprendizado, e apesar deste ser um grande clichê, ele é uma verdade. Errar te dá a oportunidade de olhar para o caminho que você escolheu seguir e identificar os problemas que levaram a um resultado desfavorável.

Sim. As faltas injustificadas podem causar demissão por justa causa. De acordo com o Artigo 482 do Decreto Lei nº 5.452 da CLT, um dos motivos que provocam a demissão por justa causa é a desídia. A desídia no universo corporativo entendida como o desleixo do funcionário em relação ao desempenho de suas funções.

Depois da experiência não aumenta o salário.

“Eu gosto de trabalhar em equipe e a forma colaborativa como vocês trabalham aqui sempre foi meu sonho profissional! Adoro me sentir parte do time, conhecer pessoas, conversar com gente de outras áreas. Eu não tenho ambição de ter um cargo ou uma posição de chefe, prefiro trabalhar sem esse tipo de formalidade.”

Enfim, o segredo para responder qual o seu diferencial durante a entrevista é mencionar como as suas habilidades ajudarão a empresa a ter sucesso, utilizar exemplos das suas experiências anteriores e destacar características suas que são únicas.