Porque as empresas pedem o número do PIS na entrevista?

Perguntado por: lmorgado . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Esta inclusão do número do PIS no cadastro dos candidatos acontece em função da qualificação cadastral, ou seja, é a validação que a empresa de recursos humanos precisa fazer antes das admissão do funcionário.

A contribuição do PIS/PASEP é devida pelas empresas, ou seja, são contribuições pagas mensalmente e têm como finalidade sustentar um fundo responsável pelo pagamento do Seguro Desemprego e do abono anual.

No portal MEU INSS; No telefone do INSS: 135; Através do atendimento telefônico da Caixa: 0800 726 0207; Requisitando o RH da empresa em que você trabalha.

Caso seja sua primeira vez trabalhando em uma empresa do setor privado, o empregador (a empresa) deve fazer sua inscrição do número do PIS.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Comprovante do PIS pela internet

  1. Acesse o site da Caixa.
  2. Acesse sua conta Caixa com seus dados;
  3. Após login, vá ao menu e clique em PIS;
  4. Na página seguinte, clique em “Comprovante PIS
  5. Salve para baixar o documento.

Para consultar o PIS pelo telefone, basta ligar para central “Alô Trabalhador”, 158. Também é possível consultar o PIS 2023 pelo telefone do INSS por meio do número 135 e pelo telefone da Caixa, no número 0800-7260207.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Qual a diferença entre inscrição PIS e inscrição NIS? Na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício.

A cobrança do PIS/PASEP sobre a folha de pagamentos não é obrigatória a todas as empresas. Apenas os contribuintes que empregam funcionários e estão classificados como entidades sem fins lucrativos, imunes ou dispensadas é que devem recolher essas contribuições sobre a folha de salários.

Consultar o número do PIS é fácil, basta ligar no Telefone do INSS pelo número 135.

Para saber o saldo do PIS é necessário o número do PIS. Caso a pessoa não saiba, siga os passos indicados no tópico acima ou identifique o número da Carteira de Trabalho, localizado na primeira página do documento. Observe a parte de cima, em um campo de 11 números chamado “PIS/PASEP”.

Passo a passo:

  1. Acesse o site da Conectividade Social e clique em "Acesse o Conectividade Social ICP":
  2. Entre com o certificado digital da empresa e na aba "Selecione" clique em "CADASTRO NIS"
  3. Preencha a ficha com as informações do trabalhador, e confirme as informações.

Em 2020, esses recursos foram destinados ao Benefício Emergencial, o que acabou por atrasar o calendário de pagamentos.

O número do NIS existe independentemente dos vínculos empregatícios de uma pessoa —ou seja, uma pessoa que nunca trabalhou com a carteira assinada, mas que tem ou já teve direito a algum benefício social, possui um NIS.

Pessoas cadastradas no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base têm direito ao abono salarial. No caso do abono de 2023, o ano-base é 2021. Para receber o abono, é preciso ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada durante o ano-base.

Como obter o número do PIS para quem nunca trabalhou? É possível gerar o PIS ao emitir seu cartão do cidadão, carteira de trabalho, ou solicitar junto à Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep? O abono salarial é pago para trabalhadores com carteira assinada que receberam salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base; e servidores públicos.

É possível tirar o espelho do PIS (ou extrato do PIS) por meio do site da Caixa Econômica Federal e aplicativo Caixa Trabalhador.

Acesse o site da Caixa, vá em “Benefícios e Programas”, siga para “Benefícios do Trabalhador” e selecione “PIS”.