Porque as empresas estão indo embora do Brasil?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O consultor de negócios Carlos Rogério da Costa entende que a falta de capital de giro e o baixo volume de vendas são os principais motivos para o fechamento de pequenas e médias empresas.

Diversos fatores podem ter alguma influência em situações como essa, mas o principal, com certeza, é a falta de Governança e Gestão de Riscos.

De acordo com o Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, no primeiro quadrimestre de 2023, foram fechadas 736.977 empresas no Brasil, número que representa um aumento de 34,3% sobre o último quadrimestre de 2022, bem como um crescimento de 34,7% sobre o mesmo período em 2022.

Devido a crise econômica causada pela COVID-19, muitas organizações realizaram a demissão em massa de funcionários. Durante esse período, muitas empresas tiveram problemas com o faturamento e, em alguns casos, fazer o desligamento era a melhor opção para evitar a falência e diminuir os custos.

Mesmo que economia não cresça mais neste ano, PIB avançará 3% em 2023, diz governo. O Ministério do Planejamento e Orçamento projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil vai crescer 3% em 2023 mesmo que não haja elevação da atividade no restante do ano.

4 empresas EMBLEMÁTICAS que podem falir em 2023 e você não sabia

  • Tok&Stok. A Tok&Stok, sinônimo de excelência em móveis e decoração no Brasil, está atravessando uma tempestade sem precedentes. ...
  • Oi. ...
  • Marisa. ...
  • Tupperware.

Em relação à dívida líquida total, a Petrobras também aparece como a empresa com maior endividamento na bolsa de valores brasileira: 224,5 bilhões de reais.

Também deixaram o Brasil as empresas internacionais de diversos segmentos Nike, Fnac, Nikon, Brasil Kirin, Häagen-dazs, RR Donnelley, Lush Cosméticos e Kiehl's.

A explicação para a crise nas empresas está principalmente na alta dos juros e na redução da oferta de crédito. A Selic (taxa básica de juros, definida pelo Banco Central) era de 2% em janeiro de 2021.

O Distrito Federal lidera o ranking com um total de 26 empresas; seguido por Rio de Janeiro com 22; e Santa Catarina com 18 estatais. Entre os Estados com a menor quantidade de empresas controladas, temos Tocantins, Maranhão e Roraima, com respectivamente, 3, 5 e 5 empresas.

Tempo médio de abertura foi de um dia e seis horas, segundo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) Mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas no Brasil entre janeiro e abril de 2023, com tempo médio gasto de 1 dia e seis horas.

Entre as principais razões por que as empresas fecham, especialmente nos primeiros anos, estão questões variadas, ligadas a planejamento e gestão, mas também a questões de vendas, como precificação, análise de mercado e estruturação de equipes.

Só nos dois primeiros meses de 2023, mais de 50 empresas - a maioria de tecnologia - anunciaram demissões em massa no país, segundo dados reunidos pela plataforma Layoffs Brasil. Entre elas estão Google, Nubank, C6 Bank, Loggi e Enjoei.

A indústria cresceu 1,9% e o setor de serviços, 2,9%. A taxa de investimento no primeiro trimestre de 2023 foi 17,7% do PIB –abaixo do observado no mesmo trimestre do ano anterior (18,4%). Já a taxa de poupança ficou em 18,1% no trimestre (ante 17,4% no mesmo período de 2022).

Há aumento de pobreza, piora em saúde, educação e habitação. Com a redução da qualidade de vida e retração da renda, uma crise continuada ainda pode levar à instabilidade social, com aumento da insatisfação e pressão da sociedade para mudanças políticas e econômicas.

Casa e Móveis registra maior crescimento; muitos brasileiros aproveitaram o mês de férias de 2023 para fazer mudanças pontuais em casa.