Porque as empresas consultam o CPF antes de contratar?

Perguntado por: nhipolito . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Além disso, as consultas ao CPF também podem ter a finalidade de avaliar o risco de crédito e evitar fraudes, já que dessa forma é possível detectar casos de clonagem ou estelionato pelo uso de documentos falsos ou furtados, por exemplo.

Consulta ao CPF: como funciona? A consulta ao CPF é quando você utiliza os serviços de algum órgão de proteção ao crédito ou outro tipo de empresa que trabalha com esse serviço, com o intuito de verificar se existe alguma pendência ligada ao seu nome: dívidas ativas, entre outras.

Não é normal. Documentos tão pessoais como o RG e o CPF só deveriam ser informados e/ou entregues após o processo seletivo ter ocorrido e o candidato ser aprovado em todas as etapas. Não faz sentido uma empresa pedir esses dados antes do processo, apenas para receber o currículo.

Em quais situações meu CPF/CNPJ pode ser consultado?

  • Quando empresas de concessão de crédito desejam saber a situação financeira do titular do documento;
  • Quando produtos serão vendidos de forma parcelada ou com pagamento em cheque;
  • Ao renovar o seguro da casa ou do carro, por exemplo.

Pode sim. Mesmo com a decisão do TST para o caso de 2012, continua sendo prática discriminatória — e por isso ilegal — recusar candidatos em processos seletivos, se eles estiverem com o nome sujo.

'Nome sujo' não pode impedir contratação de trabalhador, determina projeto. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) considera discriminação a prática de empresas que consultam serviços de proteção ao crédito antes de decidir sobre a contratação de futuros empregados.

Como manter o monitoramento dos dados da sua empresa
Para bloquear a consulta ao Score pelo CPF é preciso ser assinante do Serasa Premium. A qualquer momento o titular poderá desbloquear e permitir a consulta por terceiros.

ações judiciais no CPF pesquisado; participações societárias; participação em falências; dados cadastrais e situação na Receita Federal.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgou ontem (23), decisão tomada por unanimidade no dia 8, que as empresas podem fazer consultas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), na Centralização dos Serviços dos Bancos (Serasa) e em órgãos policiais e do Poder Judiciário antes de contratar empregados.

5. Dados e números pessoais. Inclua apenas o que for necessário para que o empregador possa te contatar. Seu nome completo, telefone e e-mail devem constar no currículo, e mídias sociais se forem relevantes para a vaga, mas coisas como número de RG e CPF não devem estar no documento.

Assim, é certo que a solicitação de dados pessoais tais como RG, CPF e nome da mãe, na fase de pré-contratação, somente será possível se, para o exercício da função a ser desempenhada, essas informações sejam necessárias.

A única forma de aumentar a pontuação é pagar as contas em dia. Por isso, desconfie sempre de pessoas que pedem dinheiro em troca de serviços para aumentar o score. Isso não é possível nem permitido. Aliás, o Serasa Score é um sistema gratuito.

Quanto mais dados sobre pagamentos feitos em dia no CPF, melhor para o Serasa Score. O cancelamento do Cadastro Positivo pode impactar negativamente a pontuação. Se o consumidor não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, também pode ter a pontuação mais baixa do que poderia.

Já outras empresas, como bancos e instituições financeiras, não aceitam candidatos que tem o nome sujo. Mesmo que ele seja aprovado em processos seletivos, na hora de consultar o CPF o futuro funcionário tem a sua contratação imediatamente descartada.

A principal efeito de ficar com o nome sujo é aumentar a dificuldade em ter o crédito aprovado. Isso inclui aquele crediário na loja, e o cartão de crédito que você pediu e é sempre negado. Mas também prejudica a aprovação de financiamentos empréstimos.

Por que o cartão de crédito pode ser bloqueado se o nome estiver sujo? Estar com o nome sujo passa a imagem para o mercado financeiro de que você não é um bom pagador, e por isso poderá não honrar mais com seus compromissos. Nesse sentido, o banco não tem o dever de continuar oferecendo uma linha de crédito.