Porque as cidades não são grandes aldeias?

Perguntado por: uaragao . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

A aldeia tem poucos habitantes que geralmente trabalham numa economia de cariz rural. A vila é já um aglomerado populacional de tamanho superior, com comércio e serviços e alguma economia de autosuficiência. Uma cidade é uma área maior e muito mais urbanizada, que se diferencia de vilas e aldeias por vários motivos.

A cidade se distingue da aldeia por três características básicas: maior divisão do trabalho, comércio feito com regularidade e centralização do poder.

Antes, vejamos o significado de aldeia: Povoação, geralmente rural, com poucos habitantes, de categoria inferior à vila, que pode ter autonomia e economia de subsistência (consome tudo que produz, não exporta porque não há excedente).

Aldeia é uma povoação, normalmente rural, com poucos habitantes, isto é, um aglomerado populacional de categoria inferior à vila, podendo dispor de autonomia administrativa e de economia de subsistência (não exporta o excedente da economia, consumindo tudo), sendo geralmente satélite de uma vila, onde a população ...

Com a criação de animais e a agricultura, o homem sentiu necessidade de se fixar a um lugar. Surgiram assim as primeiras aldeias, normalmente juntas ou próximas dos grandes rios como o Nilo, Eufrates, Tigre ou Jordão (Jericó), devido à necessidade de água para regar e fertilizar os campos.

O processo de sedentarização provocado pela Revolução Neolítica estabeleceu uma nova etapa no modo de vida do homem. A grande disponibilidade de alimento fez com que ele pudesse morar em um lugar durante um longo período de tempo, na medida em que a prática da agricultura lhe assegurava uma vida bem mais estável.

No geral, todas as aldeias são formadas por roças e pátios, que são os locais onde são construídas as casas. Uma aldeia tanto pode ter um único pátio com poucas casas ao redor, quanto vários pátios, isso depende das relações estabelecidas entre as famílias que costumam morar próximas umas das outras.

Entre os critérios exigidos está a necessidade de a população do novo município e do que foi desmembrado ser de, pelo menos, 6 mil habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil habitantes no Nordeste; e 20 mil no Sul e no Sudeste.

A Divisão do Trabalho, as desigualdades sociais, o Estado
Além do desenvolvimento da agricultura, com direção centralizada dos trabalhos coletivos de irrigação, outros fatores contribuíram para transformar as aldeias em cidades.

Um povoado, lugar, lugarejo, vilarejo, povoação, aldeola, casal ou povo é um assentamento humano constituído por poucas casas, ou seja, de pequenas proporções. É geralmente rural e demasiado pequeno para ser considerado uma aldeia, embora por vezes o termo é usado para um tipo diferente de comunidade.

Podemos afirmar que no povoado são encontradas uma pequena quantidade de casas, além de uma pequena prseça de pessoas, certamente. Já quando nos referimos à ideia de vilarejo, podemos compreender que é um local em que há uma pequena vila, é um local considerado pequeno.

Uma aldeia é uma povoação geralmente rural, havendo ali poucos habitantes, sendo inferior a vila. Na maioria das vezes uma aldeia pode ser satélite de uma vila, ou seja, ela pode ser controlada por uma determinada vila. Existem poucas casas e pouco trânsito nas aldeias devido a que vivem poucas pessoas ali.

As aldeias (tabas) eram formadas por conjuntos de casas comuniais (malocas), que costumavam abrigar grandes parentelas.

A principais semelhanças entre aldeia, município e cidade é que os três são nomes para designar agrupamentos humanos. Já as diferenças é que a aldeia é um pequeno agrupamento, normalmente de povos tradições como os indígenas. Já município é um grande agrupamento de pessoas, com leis e governo próprio.

O ritmo da aldeia é mais lento, mais parado porque o agricultor não pode acelerar o crescimento das plantas, o nascimento dos animais, quando chove, quando faz sol, tudo tem o seu tempo e a sua época.

“É preciso uma aldeia para se educar uma criança”. Partindo deste provérbio africano, nenhuma pessoa aprende e se desenvolve somente a partir dos valores da sua família nuclear, mas também em acordo com toda a comunidade em que vive e se relaciona.

As cidades surgiram inicialmente como pequenas aldeias às margens de rios, e com o crescimento populacional e das atividades passaram a constituir cidades mais complexas.

Jericó

1. Jericó Localizada na Cisjordânia, é considerada a cidade mais antiga do mundo, habitada há 11 mil anos, desde 9 mil a.C. Estima-se que mais de 20 civilizações se estabeleceram na região, citada diversas vezes na Bíblia e denominada como “Cidade das Palmeiras”.

Jericó

A cidade mais antiga do mundo é Jericó, na Palestina. Com aproximadamente 10 mil anos de existência, suas ruínas estão localizadas a cerca de meio quilômetro da Jericó moderna.

2) Que funções tinham as construções das primeiras aldeias? No período Neolítico, as construções serviam tanto como espaço de moradia, protegendo contra o frio e perigos, como também para a realização de pequenos trabalhos e o armazenamento de alimentos.