Porque as células eucarióticas são mais eficientes que as Procarióticas?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

As células eucarióticas são maiores que as procarióticas, e demostram uma melhor organização estrutural e eficiência funcional. Eles não possuem um núcleo definido. Contém núcleo. Geralmente unicelular.

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nesse tipo celular, o material genético não está espalhado pelo citoplasma, como nas células procariontes, mas, sim, restritos à região do núcleo.

As células eucariontes compõem boa parte dos organismos vivos presentes no planeta, sendo a presença dessas células, juntamente com a captação de energia para sobrevivência, reprodução, evolução e resposta a estímulo, as principais características dos seres vivos.

Resposta verificada por especialistas. A célula procarionte apresenta uma organização mais simples do que os procariontes, isso porque não possui carioteca e nem organelas, são células bem menores e não possuem grande número de cromossomos (alternativa D).

Célula procarionte: não tem organelas membranosas. Célula eucarionte: possui organelas membranosas. Célula procarionte: o material genético está no citoplasma. Célula eucarionte: o material genético está dentro do núcleo.

A compartimentalização interna trouxe vantagens evolutivas muito grandes, pois apenas as células eucarióticas conseguiram alcançar níveis de complexidade morfológica e, principalmente, funcional, incomparáveis quando comparadas com os procariotos.

Resumo sobre células procariontes
São células que não possuem núcleo. Assim como todas as células, elas possuem membrana plasmática e citoplasma. Não se observa nelas a presença de organelas, ou seja, estruturas como mitocôndrias, cloroplastos, complexo golgiense e retículo endoplasmático estão ausentes.

Resposta verificada por especialistas
A presença de organelas só em eucariontes, as procariontes não possuem nenhuma, nem núcleo, possuem ribossomos e só. O citoesqueleto das células eucariontes é mais resistente, as células procariontes conseguem desenvolver um tipo de material genético chamado de plasmodial.

As células que formam nosso corpo são chamadas de eucariontes, as quais se diferenciam das células procariontes por apresentarem núcleo delimitado pela membrana nuclear e organelas membranosas, como complexo golgiense, retículo endoplasmático e mitocôndrias.

A principal característica de uma célula procarionte é a ausência de um núcleo delimitado. Nessas células, observa-se apenas um local (nucleoide) contendo DNA circular (DNA cromossômico) não associado a proteínas histonas.

Reprodução das células procariontes
Ele permite, inclusive, que uma espécie crie resistência antibiótica a partir daquela obtida por outro organismo de espécie diferente. Nesta reprodução, não ocorre a condensação dos cromossomos em função da ausência de processos de mitose.

A gema do ovo de um avestruz é, portanto, a maior célula do mundo em volume!

A célula eucarionte é formada basicamente por parede célula ou membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Células eucarióticas apresentam a maior parte do seu material genético envolto por uma membrana dupla, chamada de envoltório nuclear. Nas células procarióticas, por sua vez, o material genético não está envolvido pelo envoltório, estando concentrado em uma região chamada de nucleoide.