Porque as bailarinas usam polainas?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

A finalidade das polainas em dança é aquecer as partes inferiores das pernas e os tornozelos, ajudando a evitar lesões, como o calor fornecido pelo material. Elas não são usadas apenas nas aulas de ballet clássico, mas em outros estilos de aula de dança.

Mas vamos falar sobre o que “deve ou não deve” usar, e as melhores maneiras de usar. Primeiramente, o que não deve ser usado em hipótese nenhuma, nas aulas e nem nos palcos: CALCINHAS, TOPS OU SUTIÃS COLORIDOS ou com detalhes bordados ou rendas: NÃO. Não precisa justificar muito, né?

A polaina vem no nome francês poulaine. É um acessório de moda utilizado para cobrir uma parte da perna, mais ou menos com a medida do joelho até o tornozelo. É como se fosse uma meia, porém sem cobrir o pé, somente a canela. São utilizadas por cima de calças e meias-calças, cobrindo uma pequena parte do calçado.

É sabido que não é aconselhável que usemos jóias ou bijuterias na sala de aula, porque a pode machucar. Pode acontecer de rasgar a orelha no caso de brinco de argolas ou compridos, se cortar ou se arranhar com pulseiras, anéis ou colares.

Outra coisa que NUNCA deve ser feita também, é o uso da sapatilha preta no Ballet, mesmo se a meia-calça for preta também.

COLLANT. Veste o bailarino, dando amplitude aos movimentos. Eles são justos e elásticos, para permitir que o professor visualize da melhor forma possível o corpo do bailarino, podendo corrigir a postura e linhas corporais.

Não é somente uma questão estética, o coque evita que fios de cabelos caiam no rosto e atrapalhem o movimento das bailarinas. Ter o rosto livre de fiozinhos ajuda, inclusive, na concentração e na memória muscular. Para alunas que já estão treinando piruetas, é fundamental.

Utilizar o trabalho de pontas de forma errada pode trazer lesões no tornozelo, joelho, panturrilha, quadril, coluna, e vai subindo. Geralmente homens não trabalham com as sapatilhas de pontas no período escolástico, pois tradicionalmente são as mulheres que utilizam, mas isso não indica que o homem não possa.

A Bela Adormecida

A Bela Adormecida é um dos balés mais respeitados e produzidos da História da Dança, considerado a obra prima clássica idealizada e coreografada por Marius Petipa, com música de Piotr Ilyitch Tchaikovsky.

Portanto, a resposta à pergunta inicial, Balé ou Ballet, é que ambas estão corretas, já que possuem o mesmo significado. Pode-se usá-las sem preocupação, embora o termo ballet seja mais apropriado à dança clássica, já que esta usa o idioma francês em sua terminologia.

Um tutu (pronuncia-se “titi” ou tutu) é uma parte do vestuário do ballet, são roupas usadas pelas bailarinas. Quando apareceu, em 1820, não foi referenciado como um tutu. Esse nome foi dado a partir de 1881.

[ Vestuário ] Peça de vestuário que cobre a parte inferior da perna e a parte superior do calçado. (Mais usado no plural.)

De forma objetiva, podemos dizer que a polaina é aquela espécie de faixa, colocada na canela ou na panturrilha da perna.

Um dos itens capazes de proteger as mulheres do frio são as polainas. Essa peça, que surgiu na década de 1980, protege a parte superior dos pés e a parte inferior das pernas.

Por fim, “nunca quebre a sapatilha quando for nova, coloque no pé e comece a usar. Se você quebrar a sua sapatilha jogará o seu dinheiro fora”, ressalta José Luiz. Coloque a sapatilha no pé, já com a meia e a ponteira e faça alguns exercícios como elevés e pliés para acostumar o sapato.

Pé de bailarina: cuidados necessários com os pés

  1. Tenha cuidado com as unhas. É muito comum as bailarinas, profissionais ou não, perderem unhas dos pés. ...
  2. Escolha a sapatilha certa. ...
  3. Use os protetores adequados. ...
  4. Faça massagens e escalda-pés. ...
  5. Cuide das bolhas e dos calos. ...
  6. Evite os fungos. ...
  7. Use sapatos confortáveis.

O procedimento é quase todo manual e cada fabricante tem as suas características de fabricação, mas o material mais utilizado para fazer a estrutura da caixa e deixar a ponta dura e firme, são: várias camadas de cola, intercaladas com tecido e papelão e, o restante da sapatilha, é feita de cetim e couro.