Porque as abelhas coletam pólen?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Para a abelha, o pólen é importante fonte de alimento, rico em proteína, sais minerais e vitaminas, tanto quanto ao mel. O mel que contém elevada quantidade de açúcar é transformado rapidamente em fonte de energia. Por isso ele é considerado como o alimento principal e, o pólen, o suprimento.

Elas produzem as enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – uma espécie de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.

Dessa forma, o manejo desse polinizador configura-se como uma ferramenta importante tanto para a implementação de ações de conservação como para incrementar a produção em cultivos agrícolas dependentes de polinização por insetos.

Uma pesquisa recente descobriu que além do cheiro, as flores emitem uma luz de cor azul, não visível do olho humano, para atrair os insetos polinizadores.

O grão de pólen é uma estrutura presente em dois grupos de plantas: gimnospermas e angiospermas. Nesses grupos vegetais, essa estrutura permite o encontro do gameta masculino com o gameta feminino, agindo, dessa forma, na reprodução dessas plantas, o que garante a manutenção dessas espécies.

Embora, na maioria das vezes, o pólen seja transportado para a colméia nas corbículas das abelhas, alguns grãos de pólen de flores visitadas pelas abelhas para a coleta do néctar poderão ser encontrados no mel (Crane, 1985).

Nas colônias das abelhas melíferas, as bolotas de pólen são armazenadas nos favos, em alvéolos logo acima da área de cria. Ao pólen, são adicionadas algumas secreções glandulares e uma fina cobertura de mel.

Contém vitaminas A, C e E, que ajudam a cicatrização de feridas em diabéticos, ao mesmo tempo, previne complicações e infecções. O seu antioxidante reduz radicais livres a partir do corpo para reforçar a imunidade. Diabetes pessoa torna-se suscetível a outras doenças e estes antioxidantes ajudam a proteger a saúde.

A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais, esses fatores pode ser: vento (Anemofilia), água (Hidrofilia); insetos (Entomofilia), morcegos (Quiropterofilia), aves (Ornitofilia).

Ao contrário do mel, o pólen não é armazenado na colmeia em quantidades muito superiores às necessidades da colónia. Esta substância contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, é rica em vitaminas, minerais e fibras.

A alimentação das abelhas é basicamente mel e pólen, sendo o mel o principal alimento delas, que tem como principal substância o açúcar que transforma em energia e o pólen como suplementos minerais, vitaminas e proteínas.

Angico-de-bezerro.

É o elemento da planta que contém o gameta masculino das plantas com flores. Os grãos de pólen são produzidos nas anteras e, ao alcançarem os óvulos de uma flor da mesma espécie, ocorrerá a fecundação e a formação de frutos e sementes.

O mel é a principal fonte de alimento das abelhas. Por essa razão elas o armazenam e selam cuidadosamente nas células hexagonais do favo de mel da colmeia. Ali o mel fica muito bem guardado e conservado, longe das variações de temperatura e de contaminações. As abelhas comem mel sempre.

Duas espécies de abelhas merecem destaque: a Apis mellifera, chamada de abelha do mel ou africanizada, citada como polinizadora de 28 culturas e a Trigona spinipes (irapuá), citada para 10 culturas.

As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.

A rainha pode morrer acidentalmente durante um manejo de rotina do apicultor. Quando o seu desempenho é considerado insatisfatório, devido à diminuição do potencial reprodutivo pela idade avançada e doenças, as próprias operárias podem matá-la.

Para espantar as abelhas, você pode plantar, no jardim ou em vasos dentro de casa, algumas plantas cujo odor é desagradável para esses insetos:

  • Louro.
  • Hortelã-verde.
  • Menta.
  • Jasmim.
  • Citronela.

R$ 153,01.