Porque árvore da vida?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Qual o significado da árvore da vida? Na verdade, trata-se de um símbolo sagrado que tem como significado a criação, fecundidade e imortalidade, ou seja, que remete muito com a figura das árvores, que espalham suas sementes para gerar novas vidas vegetais e, a partir disso, se tornam imortais.

O símbolo da árvore nas culturas e religiões
Já na tradição celta, os bosques e árvores eram vistos como símbolos de proteção e vitalidade, uma representação viva das forças divinas da natureza. Eles acreditavam que as árvores eram habitadas por espíritos e tinham um alto poder curativo.

O Símbolo da Árvore da Vida
O tronco da árvore simboliza a terra, bem como suas raízes. O que nos diz que o Céu está ligado à Terra e a Terra ao Céu.

Na mitologia nórdica, a árvore da vida era chama de Yggdrasil e sua função era conectar o mundo dos deuses, dos humanos e o submundo, portanto, ela representava a harmonia entre esses três lugares.

No livro de Provérbios surge a expressão "árvore de vida" associada com a verdadeira sabedoria, com os frutos do justo, com a realização de uma coisa desejada, e com a calma da língua (Provérbios 3:18; Provérbios 11:30; Provérbios 13:12; Provérbios 15:4).

Segundo pesquisas, suas propriedades envolvem muitos benefícios para a saúde, como melhoria da pressão arterial e da glicose; Redução do colesterol, melhoria nas dores nas articulações, combate à asma, combate à anemia, fortalece o sistema imunológico, os ossos e os músculos.

Apocalipse 22 descreve a árvore da vida, dizendo: “as folhas da árvore são para a cura das nações”. As árvores nos lembram que a vida é muito maior do que o nosso momento presente. Suas raízes profundas e galhos em crescimento nos chamam a olhar para o céu e a eternidade.

O Cercis, também conhecida como árvore do amor, é uma árvore de tamanho médio entre seis e oito metros de altura. Sua casca é lisa com bonitos tons avermelhados e tem uma copa aberta e irregular. É conhecida também como árvores de Judas, que de acordo com a lenda, Judas se enforcou em uma dessas árvores.

A Árvore da Vida também conhecida como Árvore da Família, é repleta de significados. Esta presente em diversas culturas e a muito tempo.

Uma das plantas mais generosas, da qual se aproveita tudo – da folha ao óleo –, o buriti alcançou um prestígio tal que é tratado como “árvore da vida”, sobretudo por quem lida com ele.

Folhas verdes são o símbolo de prosperidade e renovação da vida (Provérbios 11:28; Salmos 1:3), e até de esperança (Gênesis 8:11). A beleza da árvore com folhagem abundante era o símbolo de fertilidade e desempenhava um importante papel na religião cananita (1Reis 14:23; Ezequiel 6:14).

Deus deu a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio. Por que Deus colocou no Jardim uma árvore da qual o homem não poderia comer? Para dar a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio.

Darwin tinha compreendido então que todos os seres vivos estavam relacionados entre si. Figura: Árvore da vida de Darwin em "Origem das Espécies",1859. Darwin foi o primeiro a construir uma árvore da vida evolutiva, mas foi muito cauteloso acerca da possibilidade de reconstruir em pormenor a história da vida.

Está em 14:7-9: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará”. Jó fora muito rico, mas perdeu tudo.